Relatório do estágio curricular supervisionado na Educação Infantil I: Centro Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9558Resumo
Este presente artigo é um relato de observação e regência na Educação Infantil, realizado no Centro Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato, localizado na Avenida dos jacarandás s/n, no Jardim das Primaveras, Sinop-MT. As observações e as regências foram realizadas no período vespertino, entre os dias 14 de junho à 05 de julho do ano de 2011, totalizando 60 horas de Estágio. Dias antes de iniciar o trabalho no CMEI, foi realizada uma visita para conhecer o ambiente onde iria fazer o estágio, uma breve observação da sala, conhecer a professora regente, conhecer o PPP do CMEI e sua metodologia de trabalho, como são realizados os planejamentos e a realizações dos projetos para melhor desenvolvimento das atividades a ser trabalhadas durante o estágio. A professora regente da turma está desenvolvendo o projeto sobre o Meio Ambiente, Preservação e reciclagem e seres vivos e não vivos, nos passando seu caderno de planejamento para conseguimos dar procedimento no seu trabalho, sempre estando presentes no caso de dúvidas e de ideias para desenvolver as atividades. No primeiro dia, fui apresentada eu aos alunos, e foi proposta uma roda de conversa para a apresentação dos alunos, para conhecê-los melhor, com todos sentados no chão e além de falarem o seu nome, falar se tinham irmãos, com quem morram?, e se gostam da escola e dos amigos ?, incluindo a professora regente da turma, me deixando aberta para suas perguntas e curiosidades, agindo sempre de modo amigável, para que os alunos não achassem que eu estava invadindo o seu espaço, a roda de conversa foi muito agradável. Nos próximos dias de atividades com o planejamento diário sempre de acordo com as necessidades dos alunos. Os alunos se demonstraram entusiasmados e aprenderam muito com as atividades lúdicas, leituras e dinâmicas. O conhecimento adquirido durante o estágio de Educação Infantil foi da importância de ensinar e também aprender, sempre procurando se aperfeiçoar e realizando o planejamento de acordo com as necessidades dos alunos.
Palavras-chave: educação; educação infantil; planejamento do professor; metodologia de ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.