Relatório do estágio curricular supervisionado na Educação Infantil I: Centro Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato

Autores

  • Eva Aparecida dos Santos Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9558

Resumo

Este presente artigo é um relato de observação e regência na Educação Infantil, realizado no Centro Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato, localizado na Avenida dos jacarandás s/n, no Jardim das Primaveras, Sinop-MT. As observações e as regências foram realizadas no período vespertino, entre os dias 14 de junho à 05 de julho do ano de 2011, totalizando 60 horas de Estágio. Dias antes de iniciar o trabalho no CMEI, foi realizada uma visita para conhecer o ambiente onde iria fazer o estágio, uma breve observação da sala, conhecer a professora regente, conhecer o PPP do CMEI e sua metodologia de trabalho, como são realizados os planejamentos e a realizações dos projetos para melhor desenvolvimento das atividades a ser trabalhadas durante o estágio. A professora regente da turma está desenvolvendo o projeto sobre o Meio Ambiente, Preservação e reciclagem e seres vivos e não vivos, nos passando seu caderno de planejamento para conseguimos dar procedimento no seu trabalho, sempre estando presentes no caso de dúvidas e de ideias para desenvolver as atividades. No primeiro dia, fui apresentada eu aos alunos, e foi proposta uma roda de conversa para a apresentação dos alunos, para conhecê-los melhor, com todos sentados no chão e além de falarem o seu nome, falar se tinham irmãos, com quem morram?, e se gostam da escola e dos amigos ?, incluindo a professora regente da turma, me deixando aberta para suas perguntas e curiosidades, agindo sempre de modo amigável, para que os alunos não achassem que eu estava invadindo o seu espaço, a roda de conversa foi muito agradável. Nos próximos dias de atividades com o planejamento diário sempre de acordo com as necessidades dos alunos. Os alunos se demonstraram entusiasmados e aprenderam muito com as atividades lúdicas, leituras e dinâmicas. O conhecimento adquirido durante o estágio de Educação Infantil foi da importância de ensinar e também aprender, sempre procurando se aperfeiçoar e realizando o planejamento de acordo com as necessidades dos alunos.

Palavras-chave: educação; educação infantil; planejamento do professor; metodologia de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-12-2011

Como Citar

Ribeiro, E. A. dos S. (2011). Relatório do estágio curricular supervisionado na Educação Infantil I: Centro Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato. Eventos Pedagógicos, 2(2), 316–322. https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9558

Edição

Seção

Seção Livre