A instituição de ensino superior e a questão da baixa complexidade: um desafio ao desenvolvimento social baseado num olhar direcionado ao sistema de avaliação da qualidade na América Latina

Autores

  • Janete Rosa da Fonseca Faculdade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i4.9568

Resumo

O presente estudo trata de uma análise crítica sobre o sistema de Avaliação da Qualidade do Ensino Superior no Brasil e em mais cinco países da América Latina, Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai. No Brasil a análise se desenvolveu com IES representantes das cinco regiões. Definiu-se a abordagem partir da origem das primeiras instituições, a primeira universidade e a participação dos governos e da Igreja Católica na criação e expansão dessas instituições do medievo ao sonho Bolivariano. A pesquisa tem como objetivos analisar a questão da baixa complexidade em instituição de Ensino Superior diante do desafio ao desenvolvimento social baseado num olhar direcionado ao sistema de avaliação da qualidade na América Latina, através da percepção de administradores e docentes de diversos países sobre a Avaliação da qualidade. Conhecer as propostas de busca pela avaliação da qualidade no Ensino Superior que vem sendo discutidas nos países representativos da América Latina. Relacionar as percepções das IES participantes da amostra diante da legislação específica de cada país, identificando aspectos coerentes ou dificultadores para a satisfação, interesses e demandas dos atores educativos envolvidos; Comparar os critérios utilizados para autorização, reconhecimento e avaliação de Instituições de Ensino Superior diante das legislações previstas e efetivamente executadas; Apontar as deficiências do sistema de avaliação da qualidade utilizado pelos países integrantes dessa proposta de pesquisa, constituem-se nos objetivos desta pesquisa. Em um plano mais específico, há que se responder, por meio do estudo realizado, se a questão da baixa complexidade em instituição de ensino superior constitui-se num desafio ao desenvolvimento social baseado num olhar direcionado ao sistema de avaliação da qualidade na América Latina. Assim sendo, o estudo proposto tem como abordagem metodológica a investigação qualitativa. Dentre as três principais correntes, optou-se pelo materialismo dialético como pressuposto epistemológico a ser seguido devido à estreita relação desse pressuposto com a visão de mundo e de sujeito da pesquisadora, baseada, principalmente, nas contribuições de Max Horkheimer, Theodor Adorno, Herbert Marcuse, Bruno Pucci, Karl Popper, Roberto Jarry Richardson, Norman K. Denzin, Ivonna S. Lincoln e Emília de Balesteros. As conclusões obtidas apontam para a confirmação de que a questão da baixa complexidade em instituição de ensino superior constitui-se num desafio ao desenvolvimento social baseado num olhar direcionado ao sistema de avaliação da qualidade na América Latina e para a necessidade da elaboração de novas propostas de avaliação da qualidade no Ensino Superior.

Palavras-chave: ensino superior; qualidade; avaliação; complexidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janete Rosa da Fonseca, Faculdade La Salle

Licenciada em Pedagogia pela UNIVALE, Especialização em Orientação Educacional (UNIVALE), Especialização em Administração: Capacitação Empresarial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e Doutorado em Educação pela Universidade UDELMAR, Chile. Atualmente é docente em cursos de graduação e pós-graduação Lato e Stricto Senso, atuou ainda como Assessora Técnica da Unilasalle em Lucas do Rio Verde/MT e como docente do Curso de Pedagogia e da Pós-graduação da UNINOVA Atualmente atua como docente nos cursos de Pós-graduação Lato Senso da FASIPE(Faculdade de Sinop),da UNIC Campus de Sorriso, da FACEM e da UNILASALLE. É docente dos Programas de Mestrado e Doutorado em Ciência da Educação da Universidade NIHON GAKKO-UNG, faz parte do quadro de Avaliadores AD HOC de Extensão e Cultura -PROEC da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT e é Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde. É sócia- proprietária da Insignare Consutoria Educacional LTDA- ME onde são desenvolvidos trabalhos de Consultoria e Assessoria nas diversas áreas do conhecimento.Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia e Diretora Acadêmica da Faculdade de Sorriso- FAIS/MT e Diretora de Unidade no Centro de Educação Tecnológica da Universidade Luterana do Brasil- ULBRA/RS. É parecerista da Revista Eventos Pedagógicos ( Qualis B3) e da Revista Paidéia (Qualis B3). Como pesquisadora atua na linha de pesquisa sobre Universidade, Avaliação da Qualidade no Ensino Superior, Currículo e Formação de Professores. Atualmente faz parte do grupo de pesquisadores do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNEMAT).

Referências

Max Horkheimer, Theodor Adorno , Herbert Marcuse, Bruno Pucci, Karl Popper, Roberto Jarry Richardson , Norman K. Denzin, Ivonna S. Lincoln e Emília de Balesteros.

Downloads

Publicado

26-11-2014

Como Citar

Fonseca, J. R. da. (2014). A instituição de ensino superior e a questão da baixa complexidade: um desafio ao desenvolvimento social baseado num olhar direcionado ao sistema de avaliação da qualidade na América Latina. Eventos Pedagógicos, 5(4), 29–30. https://doi.org/10.30681/reps.v5i4.9568

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)