A instituição de ensino superior e a questão da baixa complexidade: um desafio ao desenvolvimento social baseado num olhar direcionado ao sistema de avaliação da qualidade na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v5i4.9568Resumo
O presente estudo trata de uma análise crítica sobre o sistema de Avaliação da Qualidade do Ensino Superior no Brasil e em mais cinco países da América Latina, Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai. No Brasil a análise se desenvolveu com IES representantes das cinco regiões. Definiu-se a abordagem partir da origem das primeiras instituições, a primeira universidade e a participação dos governos e da Igreja Católica na criação e expansão dessas instituições do medievo ao sonho Bolivariano. A pesquisa tem como objetivos analisar a questão da baixa complexidade em instituição de Ensino Superior diante do desafio ao desenvolvimento social baseado num olhar direcionado ao sistema de avaliação da qualidade na América Latina, através da percepção de administradores e docentes de diversos países sobre a Avaliação da qualidade. Conhecer as propostas de busca pela avaliação da qualidade no Ensino Superior que vem sendo discutidas nos países representativos da América Latina. Relacionar as percepções das IES participantes da amostra diante da legislação específica de cada país, identificando aspectos coerentes ou dificultadores para a satisfação, interesses e demandas dos atores educativos envolvidos; Comparar os critérios utilizados para autorização, reconhecimento e avaliação de Instituições de Ensino Superior diante das legislações previstas e efetivamente executadas; Apontar as deficiências do sistema de avaliação da qualidade utilizado pelos países integrantes dessa proposta de pesquisa, constituem-se nos objetivos desta pesquisa. Em um plano mais específico, há que se responder, por meio do estudo realizado, se a questão da baixa complexidade em instituição de ensino superior constitui-se num desafio ao desenvolvimento social baseado num olhar direcionado ao sistema de avaliação da qualidade na América Latina. Assim sendo, o estudo proposto tem como abordagem metodológica a investigação qualitativa. Dentre as três principais correntes, optou-se pelo materialismo dialético como pressuposto epistemológico a ser seguido devido à estreita relação desse pressuposto com a visão de mundo e de sujeito da pesquisadora, baseada, principalmente, nas contribuições de Max Horkheimer, Theodor Adorno, Herbert Marcuse, Bruno Pucci, Karl Popper, Roberto Jarry Richardson, Norman K. Denzin, Ivonna S. Lincoln e Emília de Balesteros. As conclusões obtidas apontam para a confirmação de que a questão da baixa complexidade em instituição de ensino superior constitui-se num desafio ao desenvolvimento social baseado num olhar direcionado ao sistema de avaliação da qualidade na América Latina e para a necessidade da elaboração de novas propostas de avaliação da qualidade no Ensino Superior.
Palavras-chave: ensino superior; qualidade; avaliação; complexidade.
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Max Horkheimer, Theodor Adorno , Herbert Marcuse, Bruno Pucci, Karl Popper, Roberto Jarry Richardson , Norman K. Denzin, Ivonna S. Lincoln e Emília de Balesteros.
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