O ensino-aprendizagem de Língua Inglesa mediado pela Literatura: desenvolvendo o pensamento crítico e a noção de cidadania

Autores

  • Valdirene Baminger Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i4.9569

Resumo

O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa mediado pela literatura, de modo a despertar nos alunos o senso crítico e a noção de cidadania. Por meio da modalidade de pesquisa denominada pesquisa-ação, foi realizado, durante o estágio de regência, um mini-curso em que apresentamos um recorte da obra A Christmas Carol, de Charles Dickens, associado a outras intertextualidades como filmes, músicas e séries de TV. O objetivo era observar e, ao mesmo tempo, interagir na prática de sala de aula dos alunos do ensino médio de uma escola pública, a fim de verificar se esta forma de ensino-aprendizagem seria viável ou não. A atuação surpreendente dos alunos durante o mini-curso demonstrou que, uma vez colocados sob condições específicas e com o incentivo necessário, é possível obter excelentes resultados.


Palavras-chave: ensino-aprendizagem; língua inglesa; literatura; cidadania.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Valdirene Baminger Oliveira

    Valdirene Baminger Oliveira é graduada em Letras Língua Inglesa e Literaturas da Língua Inglesa e Norte-Americana (UFMT Rondonópolis). É aluna regular do primeiro ano do curso de Mestrado em Estudos de Linguagem (UFMT Cuiabá), seguindo a linha de pesquisa Literatura e Realidade Social. Também faz parte do grupo de pesquisa LAALID – Literaturas Africanas e Afrodescendentes de Língua Inglesa na Diáspora.

Downloads

Publicado

26-11-2014

Como Citar

O ensino-aprendizagem de Língua Inglesa mediado pela Literatura: desenvolvendo o pensamento crítico e a noção de cidadania. (2014). Eventos Pedagógicos, 5(4), 35. https://doi.org/10.30681/reps.v5i4.9569