O ensino-aprendizagem de Língua Inglesa mediado pela Literatura: desenvolvendo o pensamento crítico e a noção de cidadania
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v5i4.9569Resumo
O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa mediado pela literatura, de modo a despertar nos alunos o senso crítico e a noção de cidadania. Por meio da modalidade de pesquisa denominada pesquisa-ação, foi realizado, durante o estágio de regência, um mini-curso em que apresentamos um recorte da obra A Christmas Carol, de Charles Dickens, associado a outras intertextualidades como filmes, músicas e séries de TV. O objetivo era observar e, ao mesmo tempo, interagir na prática de sala de aula dos alunos do ensino médio de uma escola pública, a fim de verificar se esta forma de ensino-aprendizagem seria viável ou não. A atuação surpreendente dos alunos durante o mini-curso demonstrou que, uma vez colocados sob condições específicas e com o incentivo necessário, é possível obter excelentes resultados.
Palavras-chave: ensino-aprendizagem; língua inglesa; literatura; cidadania.
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