Jogos e brincadeiras como estratégia de ensino-aprendizagem

Autores

  • Lenir Guedes Alves
  • João Batista Lopes da Silva Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Cruz Alta, Rio Grande do Sul (UNICRUZ). Especialista em Ginástica Médica pela Universidade Castelo Branco – RJ. Mestre em Educação pela Universidade Carlos Rafael Rodríguez, Cienfuegos, Cuba.

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i4.9576

Resumo

O presentes artigo tem como objetivo principal analisar o papel do Jogo e a Brincadeira no desenvolvimento da criança. A abordagem é metodológica de cunho qualitativo, tipificada na modalidade Estudo de Caso. Este estudo vem para contribuir na área educacional com uma visão ampla e inovadora. Para que haja melhor compreensão elaboramos fatos decorridos nos dias atuais para colaborar com educadores comprometidos no ensino-aprendizagem. A metodologia de ensino pode tornar-se uma estratégia através dos jogos e brincadeiras que propiciam algo prazeroso para criança e ao mesmo tempo exerce também a função educativa, sendo assim, promove a criança uma aprendizagem concreta e com resultados positivos.

Palavras-chave: metodologia de ensino; jogos e brincadeiras; ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Referencial Curricular da Educação Infantil, 1998.

CARNEIRO, M. A. B. Criatividade: potencial a ser desenvolvido em profissionais da educação infantil. In: SUANNO, M. V. R. et al. (Orgs.). Resiliência, Criatividade e Inovação: potencialidades transdisciplinares na educação. Goiânia: UEG/Ed. América, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GUEDES, Lenir. Jogos e brincadeiras como estratégia metodológica na aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)- Unversidade Estatual de Mato Grosso, UNEMAT,Sinop, 2012.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo e brincadeiras e a Educação Infantil. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

______ . O jogo e a educação Infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.

LEIF, Jhon. O jogo pelo jogo: a atividade lúdica na educação de crianças e adolescentes. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

PIAGET, Jean William Fritz. Aprendizagem e conhecimento. São Paulo: Freire Bastos, 1974.

SILVA, João Batista Lopes. Políticas Extensionistas de Lazer na Universidade: um espaço social para cultura do lúdico. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação). Universidade Carlos Rafael Rodrigues, UCRR, Cuba, 2005.

VIGOTSKY, Lev Semyonovitch. A Formação Social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

26-11-2014

Como Citar

Alves, L. G., & Silva, J. B. L. da. (2014). Jogos e brincadeiras como estratégia de ensino-aprendizagem. Eventos Pedagógicos, 5(4), 56–64. https://doi.org/10.30681/reps.v5i4.9576

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)