Jogos e brincadeiras como estratégia de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v5i4.9576Resumo
O presentes artigo tem como objetivo principal analisar o papel do Jogo e a Brincadeira no desenvolvimento da criança. A abordagem é metodológica de cunho qualitativo, tipificada na modalidade Estudo de Caso. Este estudo vem para contribuir na área educacional com uma visão ampla e inovadora. Para que haja melhor compreensão elaboramos fatos decorridos nos dias atuais para colaborar com educadores comprometidos no ensino-aprendizagem. A metodologia de ensino pode tornar-se uma estratégia através dos jogos e brincadeiras que propiciam algo prazeroso para criança e ao mesmo tempo exerce também a função educativa, sendo assim, promove a criança uma aprendizagem concreta e com resultados positivos.
Palavras-chave: metodologia de ensino; jogos e brincadeiras; ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Referencial Curricular da Educação Infantil, 1998.
CARNEIRO, M. A. B. Criatividade: potencial a ser desenvolvido em profissionais da educação infantil. In: SUANNO, M. V. R. et al. (Orgs.). Resiliência, Criatividade e Inovação: potencialidades transdisciplinares na educação. Goiânia: UEG/Ed. América, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GUEDES, Lenir. Jogos e brincadeiras como estratégia metodológica na aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)- Unversidade Estatual de Mato Grosso, UNEMAT,Sinop, 2012.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo e brincadeiras e a Educação Infantil. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
______ . O jogo e a educação Infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
LEIF, Jhon. O jogo pelo jogo: a atividade lúdica na educação de crianças e adolescentes. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
PIAGET, Jean William Fritz. Aprendizagem e conhecimento. São Paulo: Freire Bastos, 1974.
SILVA, João Batista Lopes. Políticas Extensionistas de Lazer na Universidade: um espaço social para cultura do lúdico. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação). Universidade Carlos Rafael Rodrigues, UCRR, Cuba, 2005.
VIGOTSKY, Lev Semyonovitch. A Formação Social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.