Processo identitário: a metamorfose do aprender e ensinar a Língua Inglesa em ambiente online

Autores

  • Alexandre Colli Dal Prá Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i4.9578

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar a prática identitária de participantes de um site dedicado ao ensino/aprendizagem de língua inglesa. Para tanto, o trabalho encontra suporte teórico nos estudos de Zygmund Bauman, Anthony Giddens, Stuart Hall, Luis Paulo da Moita Lopes e Tomaz Tadeu da Silva, entre outros, sensibilizantes para interpretar as materializações linguísticas dos enunciadores. A finalidade é compreender o processo de constituição identitária dos sujeitos que se dedicam a ensinar e aprender língua inglesa nesse ambiente, bem como analisar possíveis implicações para a prática de ensino/aprendizagem. As questões que norteiam este estudo são as seguintes: 1) Como se desenrola o processo identitário do Expert Collaborador e do aprendiz de língua inglesa no site English Experts?; e 2) Qual é a relação com sua prática de ensino/aprendizagem desse idioma? A metodologia de pesquisa se ancora em princípios da pesquisa interpretativista ou naturalística, de Frederick Erickon. A fim de não limitar o estudo aos modelos preexistentes e confiná-lo ao já percorrido, procuro alguns insights em autores como John Ziman, Luis Paulo da Moita Lopes, Jonh B.Thompson, Uwe Flick e Zigmunt Bauman, para explicar como me aproprio dessa abordagem de investigação e harmonizo-a a meus propósitos. Os dados foram gerados com base nas materializações linguísticas dos participantes, encontradas no site estudado. A análise aponta a identidade dos participantes reagindo a uma nova atmosfera de ensino/aprendizagem, onde o conhecimento, por acréscimo, é construído coletivamente e o próprio sujeito precisa se responsabilizar pelo sentido que deseja construir.

Palavras-chave: práticas identitárias; Língua Inglesa; ensino/aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexandre Colli Dal Prá, Universidade Federal de Mato Grosso
    Possui graduação em Letras com habilitação em língua Inglesa e respectivas literaturas (literatura inglesa e americana) pela Universidade Federal de Mato Grosso (Campus de Rondonópolis); foi, paralelamente, bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e colaborador ao projeto intitulado & quot; Ação docente, desenvolvimento profissional e aprendizagem do educando uma investigação sobre a tessitura dessa trama , Nº (075/CAP/2007); lecionou língua inglesa na Central de Línguas (Celig/UFMT/CUR); possui Mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/IL/MeEL).

Downloads

Publicado

26-11-2014

Como Citar

Processo identitário: a metamorfose do aprender e ensinar a Língua Inglesa em ambiente online. (2014). Eventos Pedagógicos, 5(4), 25-26. https://doi.org/10.30681/reps.v5i4.9578