Processo identitário: a metamorfose do aprender e ensinar a Língua Inglesa em ambiente online
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v5i4.9578Resumo
O objetivo deste trabalho é investigar a prática identitária de participantes de um site dedicado ao ensino/aprendizagem de língua inglesa. Para tanto, o trabalho encontra suporte teórico nos estudos de Zygmund Bauman, Anthony Giddens, Stuart Hall, Luis Paulo da Moita Lopes e Tomaz Tadeu da Silva, entre outros, sensibilizantes para interpretar as materializações linguísticas dos enunciadores. A finalidade é compreender o processo de constituição identitária dos sujeitos que se dedicam a ensinar e aprender língua inglesa nesse ambiente, bem como analisar possíveis implicações para a prática de ensino/aprendizagem. As questões que norteiam este estudo são as seguintes: 1) Como se desenrola o processo identitário do Expert Collaborador e do aprendiz de língua inglesa no site English Experts?; e 2) Qual é a relação com sua prática de ensino/aprendizagem desse idioma? A metodologia de pesquisa se ancora em princípios da pesquisa interpretativista ou naturalística, de Frederick Erickon. A fim de não limitar o estudo aos modelos preexistentes e confiná-lo ao já percorrido, procuro alguns insights em autores como John Ziman, Luis Paulo da Moita Lopes, Jonh B.Thompson, Uwe Flick e Zigmunt Bauman, para explicar como me aproprio dessa abordagem de investigação e harmonizo-a a meus propósitos. Os dados foram gerados com base nas materializações linguísticas dos participantes, encontradas no site estudado. A análise aponta a identidade dos participantes reagindo a uma nova atmosfera de ensino/aprendizagem, onde o conhecimento, por acréscimo, é construído coletivamente e o próprio sujeito precisa se responsabilizar pelo sentido que deseja construir.
Palavras-chave: práticas identitárias; Língua Inglesa; ensino/aprendizagem.
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