Implicação das concepções da ciência para os saberes docentes

Autores

  • Míriam Martinez Guerra Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9582

Resumo

Neste artigo, a partir de vozes teórico-metodológicas advindas da Educação e da Linguística Aplicada, objetiva-se abordar a complexa trama em que as concepções de homem, mundo e ciência entrecruzam com paradigmas ancorados em diferentes tempos-espaços. Essas compreensões refletem nas formas como se têm construído os saberes na docência. No contexto de ensino e aprendizagem atual, dentre os inúmeros saberes construídos pelo profissional docente, parece ser urgente que o letramento do professor compreenda o pensamento complexo como parte relevante de seu saber-fazer no contexto situado que é o seu local de trabalho.

Palavras-chave: mudanças paradigmáticas; complexidade; letramento do professor.

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Biografia do Autor

  • Míriam Martinez Guerra, Universidade Federal do Tocantins
    Professora de Ensino Superior no Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos – Araguaina/TO. Mestre em Letras (UFT/Araguaína - TO), graduada em Letras (UNICLAR/Rio Claro - SP) e em Pedagogia (UNESP/Rio Claro - SP).

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Publicado

24-06-2015

Como Citar

Implicação das concepções da ciência para os saberes docentes. (2015). Eventos Pedagógicos, 6(2), 385-400. https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9582