Implicação das concepções da ciência para os saberes docentes
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9582Resumo
Neste artigo, a partir de vozes teórico-metodológicas advindas da Educação e da Linguística Aplicada, objetiva-se abordar a complexa trama em que as concepções de homem, mundo e ciência entrecruzam com paradigmas ancorados em diferentes tempos-espaços. Essas compreensões refletem nas formas como se têm construído os saberes na docência. No contexto de ensino e aprendizagem atual, dentre os inúmeros saberes construídos pelo profissional docente, parece ser urgente que o letramento do professor compreenda o pensamento complexo como parte relevante de seu saber-fazer no contexto situado que é o seu local de trabalho.
Palavras-chave: mudanças paradigmáticas; complexidade; letramento do professor.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
______ . Tempos líquidos. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
BOAVENTURA SANTOS, S. Um Discurso sobre as Ciências. São Paulo: Cortez, 2006.
CAPRA, F. A teia da vida. São Paulo: Cultrix, 1996.
______ . O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo: Cultriz, 2006.
CERTEAU, M. A invenção do Cotidiano: artes de fazer. Tomo I. 17 ed. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2011.
FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.
______ . Interdisciplinaridade - transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas. In: ______ (Org.). O que é interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2008. p.17-28.
GAIMAN, N. Deuses americanos. São Paulo: Conrad, 2002.
GUERRA, M. M. Percursos de professoras de línguas nos primeiros momentos do fazer no magistério – entre práticas de letramento, saberes e alguns entremeios. Dissertação (Mestrado em Letras – Ensino de Língua e Literatura) – Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaina - TO, 2012.
HENRIQUES, E. R. O papel do ponto de vista na leitura de mundo e na ciência, através da história. In: RAMOS, D. V; ANDRADE, K. S.; PINHO, M. J. (Org.). Ensino de Língua e Literatura: reflexões e perspectivas interdisciplinares. Campinas: Mercado de Letras, 2011. p.19-56.
JAPIASSU, H. O sonho transdisciplinar: e as razões da filosofia. Brasília: Imago, 2006.
KUHN, T. S. A Estrutura das Revoluções Científicas. 7 ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.
LATOUR, B. Políticas da natureza: como fazer ciência na democracia. Trad. Carlos Aurélio Mota de Souza. Bauru: EDUSC, 2004.
MELO NETO, J. C. Tecendo uma manhã. In: MELO NETO, J. C. A educação pela pedra. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1966.
MEY, J. As vozes da sociedade: seminários de pragmática. Campinas: Mercado de Letras, 2001.
MORAIS, C. M. O paradigma educacional emergente. São Paulo: Papirus, 1997.
MORIN, E. Os sete saberes necessários para a educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya: revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2002.
______ . Introdução ao pensamento complexo. 5 ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2008.
SOMMERMAN, A. Inter ou transdisciplinaridade?: da fragmentação disciplinar ao novo diálogo entre os saberes. São Paulo: Paulus, 2006.
STREET. B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Universidade de Cambridge, 1984.
TRONCA, D. Transdisciplinaridade em Edgar Morin. Caxias do Sul: Educs, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.