Internacionalização da educação superior - perspectivas atuais: uma entrevista com Marília Costa Morosini
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v5i3.9585Resumo
A Edição Especial Temática Estudos sobre Universidade da Revista Eventos Pedagógicos foi organizada pelo Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU) e objetiva divulgar pesquisas, reflexões e debates sobre a Educação Superior, e foi, desenvolvida por orientandas e ex-orientandas da Prof.ª Dr.ª Maria Estela Dal Pai Franco. Trata-se de uma homenagem a referida orientadora.
Como já referendado na apresentação e na introdução deste número a professora Maria Estela, há vários anos dedica-se a pesquisas e projetos tendo como objeto de estudo a Educação Superior/Universidade, e sua escolha como homenageada se deve ao compromisso e preocupação que demonstra em relação à qualidade deste nível da Educação.
O GEU, cujo grupo a Prof.ª Maria Estela atua incansavelmente, tem como finalidade precípua analisar os sistemas de Educação Superior e suas transformações, assim como suas políticas de ciência e tecnologia, na perspectiva de seu desenvolvimento institucional e suas interrelações com política da Educação Básica. Atualmente, o GEU é uma rede consolidada de pesquisa e sua trajetória acompanha a dinâmica da Educação Superior com toda sua complexidade e seus paradoxos, no Brasil e no cenário internacional.
É imprescindível ressaltar a pertinência da temática desta entrevista realizada com a Prof.ª Dr.ª Marília Costa Morosini (uma das ex-orientandas da homenageada), indicando que em momentos de internacionalização da Educação Superior, nada mais adequado do que promover reflexões profundas e de excelência acadêmica, com vistas à socialização do conhecimento produzido nos grupos de estudos e pesquisas brasileiros.
Biografia
Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais, mestrado em Sociologia Educacional e doutorado em Educação pela UFRGS e pós-doutorado no LILLAS/Universidade do Texas. Coordenadora do Centro de Estudos em Educação Superior (CEES) da PUCRS; da Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior (RIES); Núcleo de Excelência em C,T&I, CNPq/ FAPERGS/PRONEX; do Observatório de Educação Indicadores de Qualidade do Ensino Superior (CAPES/INEP) e da rede UNIVERSITAS ligada ao GT Política de Educação Superior/ANPED e do programa conjunto de pesquisa CAPES/UTEXAS Qualidade na Educação Superior. Coordenadora e membro do Comitê Assessor da Cooperação Internacional FAPERGS. Membro da European Association of Institutional Research (EAIR). Membro da Rede de Investigadores da Educação Superior México (RISEU). Membro da American Association of Institutional Research (AAIR). Membro da Latin American Studies Association (LASA). Membro representante da área de Ciências Humanas da CTAA/ INEP/ MEC; bolsista produtividade 1A do CNPq, integra o CA-Ad Hoc de Educação da CAPES. É professora aposentada da UFRGS, foi diretora da Faculdade de Educação da PUCRS e Coordenadora do PPGEDu. Sua produção atual está voltada a estados de conhecimento destacando-se a Enciclopédia de Pedagogia Universitária, o Glossário de Pedagogia Universitária e a Enciclopédia Internacional de Educação Superior para os Países de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Fundamentos da Educação, atuando em: Educação Superior, Ensino Superior, Formação de Professores, Internacionalização da Educação Superior, Diversidade e Equidade na Educação Superior.
Cristina Zanettini Ribeiro e Egeslaine de Nez
Downloads
Referências
DIDRIKSSON, A. et all. Contexto Global y regional de la educación superior en América Latina y el Caribe. In: UNESCO. La educación superior en el mercado: configuraciones emergentes nuevos provedores. Venezuela: IESALC/UNESCO, 2008. Disponível em: < http://200.6.99.248/~bru487cl/files/CAPITULO_01_Didriksson.pdf > . Acesso em: 02 mar. 2014.
FORMICHELLA, M. Índice de inequidad educativa básica: una propuesta de medición de la equidad educativa interna en latinoamérica. Archivos analíticos de políticas educativas, Tempe, AZ, v. 22, n. 1, jan. 2014.
LOPEZ, N. Equidad educativa y desigualdad social: desafíos de la educación en el nuevo escenario latino-americano. Instituto Internacional de Planeamiento de la Educación. IIPE – UNESCO, Sede Regional Buenos Aires, [s/d].
MORDUCHOWICZ, A. Discusiones sobre economía de la educación. Buenos Aires: Losada, 2004.
MOROSINI, M. C. Qualidade da educação superior e contextos emergentes. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 19, n. 2, p. 385-405, jul. 2014. Disponível em: < http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php?journal=avaliacao&page=article&op=view&path%5B%5D=1941&path%5B%5D=1732 >. Acesso em: 10 jul. 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.