Desenhei aqui Prô, tá bonito? A arte da criança pequena na educação infantil

Autores

  • Ângela do Céu Ubaiara Brito UEAP

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i4.9587

Resumo

O objetivo da pesquisa foi investigar como a linguagem artística é desenvolvida em uma educação que privilegia a ação da criança, seu interesse no âmbito da experiência fundamentada na teoria da participação de Julia Oliveira-Formosinho e nas práticas do teórico John Dewey, na valorização do contexto cultural de Lev Vygotsky. Utilizou-se a metodologia qualitativa, que tem um caráter interpretativo e subjetivo do contexto investigado (NORMAN DENZIN e YVONNA LINCOLN), no âmbito da pesquisa-ação (JOHN ELLIOTT; STEPHEN KEMMIS e TRACEY SMITH) no processo de colaboração entre a pesquisadora e a professora que buscaram melhorar a práxis em relação a expressão artística da criança. A investigação teve a duração de dois anos (2010 e 2011) no campo. Os sujeitos da pesquisa foram crianças de 4 e 5 anos de idade e uma professora da rede municipal de educação infantil do Estado de São Paulo. Os resultados identificaram que a linguagem artística desenvolvida no âmbito de uma educação participativa delinearam múltiplas aprendizagens no agrupamento que refletiu uma maior qualidade, pois, as crianças vivenciaram e experienciaram a arte em diversas manifestações na ação prazerosa de vivenciar o seu fazer em diversas construções que podem ser definidas como artes. Ainda, ressalta-se que as atividades na linguagem artística devem ser fruto de um projeto partilhado com o agrupamento infantil, no qual necessita de um educador que possibilite o encorajamento, o incentivo e a autonomia da criança.

Palavras-chave: educação infantil; linguagem artística; pesquisa-ação.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ângela do Céu Ubaiara Brito, UEAP
    Doutora em educação pela Universidade de São Paulo (2013), Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá (2008) e graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (1999). Lider do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS). Membro do Grupo de Pesquisa Contextos Integrados de Educação Infantil, da Faculdade de Educação da USP (Feusp). Consultora pedagógica em unidade escolar pública e privada. Atualmente é professora da Universidade Estadual do Amapá (UEAP). Coordenadora da sala ambiente Projeto Vivencial do curso de Especialização em Gestão Escolar da Universidade Federal do Amapá (Programa Escola de Gestores_ MEC). Tem experiência na área de Políticas públicas em Educação, Psicologia e Educação Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Educação Profissional

Downloads

Publicado

26-11-2014

Como Citar

Desenhei aqui Prô, tá bonito? A arte da criança pequena na educação infantil. (2014). Eventos Pedagógicos, 5(4), 27-28. https://doi.org/10.30681/reps.v5i4.9587