Pequeno Grupo de Pesquisa: alternativa para pensar a qualidade de ensino

Autores

  • Selma Gattass Dias Aires da Silva
  • Minéia Cappellari Fagundes Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i1.9592

Resumo

O Grupo de Pesquisa OBEDUC acontece por meio de uma Rede de Colaboração entre três universidades brasileiras: UNEMAT, UFMT e UNESP, que buscam promover a melhoria da educação básica a partir do acúmulo das experiências e conhecimentos produzidos nas universidades. Com o objetivo de compreender como se efetiva a prática docente, o OBEDUC propõe, além de outras frentes de trabalho, a realização de encontros mensais nas escolas parceiras, com os denominados Pequeno Grupo de Pesquisa (PGP). Este artigo apresenta uma síntese de experiências vivenciadas em uma das unidades escolares do Polo UNEMAT.

Palavras-chave: educação básica; prática docente; qualidade de ensino.

 

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Biografia do Autor

  • Selma Gattass Dias Aires da Silva
    Graduada em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMAT), especialista em Currículo do Ensino Fundamental - Conteúdos e Metodologias pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Membro do Grupo de Pesquisa Observatório da Educação com Foco em Matemática e Iniciação às Ciências (OBEDUC/CAPES) e membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Avaliação Educacional (GEPAVE/CNPq). Atuou como membro da comissão de autoavaliação do Programa Institucional de Mestrado em Educação da UNEMAT. Possui experiência em Orientação Educacional e Pedagógica.
  • Minéia Cappellari Fagundes, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Graduada em Licenciatura em Matemáticapela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), Mestre em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) e Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP). Membro do Grupo de Pesquisa Observatório da Educação com Foco em Matemática e Iniciação às Ciências (OBEDUC/CAPES) e Coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Matemática na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Referências

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Publicado

23-04-2015

Como Citar

Pequeno Grupo de Pesquisa: alternativa para pensar a qualidade de ensino. (2015). Eventos Pedagógicos, 6(1), 66-77. https://doi.org/10.30681/reps.v6i1.9592