Das avaliações em larga escala às intervenções didáticas: experiências do Observatório da Educação (OBEDUC) - polo UNEMAT
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i1.9594Resumo
Este artigo sintetiza as perspectivas teóricas e estratégicas que influenciaram o estudo e uso da Avaliação em Larga Escala na Educação Básica. Durante quatro anos de envolvimento direto com escolas públicas, entre outras ações, foram desenvolvidas práticas de ensino de matemática orientadas por índices estatísticos correlatos a desempenhos individuais de estudantes. Por questões de espaço inerentes a artigos, apresenta somente um exemplo de elaboração, validação, aplicação, correção, análise e devolutiva dos instrumentos e resultados obtidos. Pretende-se expor e refletir sobre o processo experenciado, justificando a conclusão de que as escolas parceiras ainda estão se adaptando aos descritores e suas implicações curriculares.
Palavras-chave: ensino de matemática; descritores; Avaliação em Larga Escala; Observatório da Educação - OBEDUC; pesquisas educacionais.
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