Das avaliações em larga escala às intervenções didáticas: experiências do Observatório da Educação (OBEDUC) - polo UNEMAT

Autores

  • William Vieira Gonçalves UNEMAT - BARRA DO BUGRES
  • Acelmo Jesus de Brito UNEMAT - BARRA DO BUGRES

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i1.9594

Resumo

Este artigo sintetiza as perspectivas teóricas e estratégicas que influenciaram o estudo e uso da Avaliação em Larga Escala na Educação Básica. Durante quatro anos de envolvimento direto com escolas públicas, entre outras ações, foram desenvolvidas práticas de ensino de matemática orientadas por índices estatísticos correlatos a desempenhos individuais de estudantes. Por questões de espaço inerentes a artigos, apresenta somente um exemplo de elaboração, validação, aplicação, correção, análise e devolutiva dos instrumentos e resultados obtidos. Pretende-se expor e refletir sobre o processo experenciado, justificando a conclusão de que as escolas parceiras ainda estão se adaptando aos descritores e suas implicações curriculares.

Palavras-chave: ensino de matemática; descritores; Avaliação em Larga Escala; Observatório da Educação - OBEDUC; pesquisas educacionais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William Vieira Gonçalves, UNEMAT - BARRA DO BUGRES

Depto. Matemática - Educação Matemática

Acelmo Jesus de Brito, UNEMAT - BARRA DO BUGRES

Depto. Matemática - Geometria

Referências

BAUTHENEY, K. C. S. F. Incongruências no discurso sobre qualidade da educação brasileira. Estudos em Avaliação Educacional, v. 25, n. 57, p. 138–162, 2014. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312014000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 27 ago. 2014.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.

GATTI, B. A. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional, v. 25, n. 57, p. 24–54, 2014. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312014000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 27 ago. 2014.

INEP. Aneb e Anresc (Prova Brasil). Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/saeb/aneb-e-anresc>. Acesso em: 10 jul. 2014a.

______ ; INEP. Perguntas Frequentes. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/saeb/perguntas-frequentes>. Acesso em: 10 ago. 2014b.

MARTINS, A. M. O campo das políticas públicas de educação: uma revisão da literatura. Estudos em Avaliação Educacional, v. 24, n. 56, p. 252–272, 2013. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312013000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 27 ago. 2014.

MONTGOMERY, D. C. Introduction to Statistical Quality Control. Jeferrson City: John Wiley & Sons Inc., 2009.

SCHWAAB, M.; PINTO, J. C. Fundamentos de Estatística e Estimação de Parâmetros. Rio de Janeiro: Ed.E-papers, 2007.

SHAPIRO, S. S.; FRANCIA, R. S. Na Approximate Analysis of Variance Test for Normality. Jounal of The American Statistical Association, v. 67, p. 215–216, 1972.

SOUSA, S. Z. Avaliações em larga escala e os desafios à qualidade educacional. Roteiro, v. 36, n. 2, p. 309–314, 2011. Disponível em: <http://editora.unoesc.edu.br/index.php/roteiro/article/view/1184>. Acesso em: 27 ago. 2014.

SOUSA, S. Z.; ARCAS, P. H. Implicações da Avaliação em Larga Escala no Currículo: revelações de escolas estaduais de São Paulo. Educação: Teoria e Prática, v. 20, n. 35, p. 181–199, 2010. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4091>. Acesso em: 27 ago. 2014.

WERLE, F. O. C. Políticas de avaliação em larga escala na educação básica: do controle de resultados à intervenção nos processos de operacionalização do ensino. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 19, n. 73, p. 769–792, 2011. Fundação CESGRANRIO. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362011000500003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 27 ago. 2014.

Downloads

Publicado

23-04-2015

Como Citar

Gonçalves, W. V., & Brito, A. J. de. (2015). Das avaliações em larga escala às intervenções didáticas: experiências do Observatório da Educação (OBEDUC) - polo UNEMAT. Eventos Pedagógicos, 6(1), 52–65. https://doi.org/10.30681/reps.v6i1.9594