Das avaliações em larga escala às intervenções didáticas: experiências do Observatório da Educação (OBEDUC) - polo UNEMAT

Autores

  • William Vieira Gonçalves UNEMAT - BARRA DO BUGRES
  • Acelmo Jesus de Brito UNEMAT - BARRA DO BUGRES

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i1.9594

Resumo

Este artigo sintetiza as perspectivas teóricas e estratégicas que influenciaram o estudo e uso da Avaliação em Larga Escala na Educação Básica. Durante quatro anos de envolvimento direto com escolas públicas, entre outras ações, foram desenvolvidas práticas de ensino de matemática orientadas por índices estatísticos correlatos a desempenhos individuais de estudantes. Por questões de espaço inerentes a artigos, apresenta somente um exemplo de elaboração, validação, aplicação, correção, análise e devolutiva dos instrumentos e resultados obtidos. Pretende-se expor e refletir sobre o processo experenciado, justificando a conclusão de que as escolas parceiras ainda estão se adaptando aos descritores e suas implicações curriculares.

Palavras-chave: ensino de matemática; descritores; Avaliação em Larga Escala; Observatório da Educação - OBEDUC; pesquisas educacionais.

 

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Biografia do Autor

  • William Vieira Gonçalves, UNEMAT - BARRA DO BUGRES
    Depto. Matemática - Educação Matemática
  • Acelmo Jesus de Brito, UNEMAT - BARRA DO BUGRES
    Depto. Matemática - Geometria

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Publicado

23-04-2015

Como Citar

Das avaliações em larga escala às intervenções didáticas: experiências do Observatório da Educação (OBEDUC) - polo UNEMAT. (2015). Eventos Pedagógicos, 6(1), 52-65. https://doi.org/10.30681/reps.v6i1.9594