As relações entre a aprendizagem matemática e a aprendizagem de ciências naturais: um estudo em três escolas acompanhadas pelo Projeto Observatório da Educação com foco em matemática e iniciação às ciências

Autores

  • Endrigo Antunes Martins

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i1.9597

Resumo

O presente artigo descreve uma análise quantitativa dos dados coletados na dissertação de mestrado de Endrigo Antunes Martins, realizada em três escolas estaduais de Mato Grosso que são acompanhadas pelo Projeto Observatório da Educação com Foco em Matemática e Iniciação às Ciências (Polo UFMT) através de instrumentos de coleta que foram construídos a partir das discussões acerca dos processos de avaliação em larga escala. Os dados revelam possíveis desmotivações e desinteresses por parte dos alunos em realizarem avaliações externas que solicitem a realização de cálculos matemáticos.

Palavras-chave: avaliação em larga escala; ensino de ciências; Observatório da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Endrigo Antunes Martins

Possui graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Fundação Educacional de Votuporanga (2005). Especialista em Educação pela UNIC - Universidade de Cuiabá, Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é professor de educação básica do Estado do Mato Grosso.

Referências

BALL, Stephen J. Performatividade, privatização e o pós-estado do bem-estar. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 89, Set./Dez. 2004, p. 1105-1126. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 02 maio 2010.

______ . Reformar escolas/reformar professores e os terrores da performatividade. Revista Portuguesa de Educação, 2002, vol. 15, número 002, Universidade do Minho Braga, Portugal, p. 3-23 Disponível em: <http://redalyc.uaemex.mx/pdf/374/37415201.pdf> . Acesso em: 10 set. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______ . Decreto Presidencial nº 5.803, de 08 de junho de 2006.

______ . Ministério da Educação. CAPES - Diretoria de Educação Básica. Projeto Observatório da Educação com foco em Matemática e Iniciação às Ciências, UNESP; UNEMAT; UFMT, 2010.

______ . Inclusão de Ciências no Saeb: documento básico. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2013. 36 p.

GROTTI, Rogério. O Projeto Observatório da Educação com Foco em Matemática e Iniciação às Ciências: possíveis contribuições na aprendizagem da docência e perspectiva de configurar-se como alternativa de atividades complementares na formação inicial (licenciatura em matemática). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2013.

MARTINS, Endrigo Antunes. A influência da ‘matematização’ na aprendizagem de Ciências Naturais: um estudo sobre a aprendizagem da cinemática no 9º ano do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014.

PIZARRO, et. al. Avaliação em Larga Escala no Âmbito do Grupo de Pesquisa Educação Continuada de Professores, Avaliação Formativa e CTSA: demarcações preliminares. Atas da XII Reunião Técnica; II Encontro de Grupos de Pesquisa FC-UNESP/PPGEC, Bauru, 2011.

SILVA, Maria do Socorro L. da Cruz. Ensino de frações: resultados de um simulado da prova Brasil em 9º anos do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual de Cuiabá. In: Congresso de Formação de Professores - CONFOP, 2011, Várzea Grande-MT. Congresso de Formação de Professores. Várzea Grande-MT: Univag, 2011.

Downloads

Publicado

23-04-2015

Como Citar

Martins, E. A. (2015). As relações entre a aprendizagem matemática e a aprendizagem de ciências naturais: um estudo em três escolas acompanhadas pelo Projeto Observatório da Educação com foco em matemática e iniciação às ciências. Eventos Pedagógicos, 6(1), 130–149. https://doi.org/10.30681/reps.v6i1.9597