O Pequeno Grupo de Pesquisa e a construção dos saberes docentes dos pós-graduandos participantes do polo UNEMAT
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9601Resumo
Este artigo é fruto de uma pesquisa ligada ao Projeto Obeduc que procurou investigar quais as contribuições do Pequeno Grupo de Pesquisa para a construção dos saberes docentes de quatro professores pós-graduandos. O estudo de cunho qualitativo usou análise de memoriais e questionário para o conhecimento das perspectivas dos sujeitos da pesquisa voltadas à docência. Constatou-se que é de suma importância assegurar o desenvolvimento e a formação de profissionais com capacidade de conceber e ensinar com qualidade as ações do PGP e que busquem enriquecer suas práticas em um ambiente colaborativo.
Palavras-chave: Pequeno Grupo de Pesquisa; formação continuada; Obeduc.
Downloads
Referências
BOAVIDA, Ana Maria; PONTE, João Pedro da. Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas. In: GTI (Org). Refletir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM, 2002, p. 43-55.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais para formação de professores. Brasília: MEC/ SEF, 2002.
______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/ SEF, 1998.
CHAPANI, Deise; ORQUIZA-DE-CARVALHO, Lizete Maria. A formação docente no âmbito das esferas públicas democráticas. In:ANAIS. Encontro da Prática de Ensino de Física –VI ENPEFIS. Ilha Solteira, 2010.
CRECCI, Vanessa Moreira ; FIORENTINI, Dario. Desenvolvimento profissional de professores em comunidades com postura investigativa. Acta Scientiae, Canoas, v. 15, p. 9-23, 2013.Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/346>. Acesso em: 05 mar. 2015.
DARSIE, Marta Maria Pontin. A reflexão distanciada na construção dos conhecimentos profissionais do professor em curso de formação inicial. Tese de Doutorado. USP. SãoPaulo, 1998.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.
______; OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correa. O lugar das Matemáticas na licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas? Bolema. Boletim de Educação Matemática. UNESP, Rio Claro (Impresso), v. 27, 2013, p. 917-938.
KOCHHANN, Maria ElizabeteRambo. Os conhecimentos presentes nos professores de Matemática egressos do Campus Universitário de Rondonópolis-MT. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Mato Grosso. Instituto de Educação, Cuiabá, 2002.
MARCELO GARCÍA, C. Formação de professores. Para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva.; PASSOS, Carmem Lúcia Brancaglion. A Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009 (Tendências em Educação Matemática).
______ ; GRANDO, Regina Célia; MASCIA, Márcia Aparecida Amador. A formação docente em projetos de parceria universidade e escola. Acta Scientiae, Canoas, v. 15, p. 9-23, 2013. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/348>. Acesso em: 05 mar. 2015.
NÓVOA, Antônio.Formação de professores e profissão docente. In: _____. (Coord.) Os Professores e a sua formação. Lisboa: Nova Enciclopédia, Publicações Dom Quixote, 1992. (Coleção Temas de Educação, 39).
______ . Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PRESTES, Gelça Regina Lusa; RELA, Eliana; ERBS, Rita Tatiana. Proposta de construção de uma narrativa autobiográfica de vida e formação. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul/NEAD, 2007.
PROFESSORA A1. Professora A1:questionário [04 nov. 2013]. Entrevistadora: Juliana Silva de Andrade. Barra do Bugres- MT, 2013. Questionário respondido para Trabalho de Conclusão de Curso sobre o Pequeno Grupo de Pesquisa e a construção dos saberes docentes dos pós-graduandos participantes do polo Unemat.
PROFESSOR A2. Professor A2:questionário [15 out. 2013]. Entrevistadora: Juliana Silva de Andrade. Barra do Bugres- MT, 2013. Questionário respondido para Trabalho de Conclusão de Curso sobre o Pequeno Grupo de Pesquisa e a construção dos saberes docentes dos pós-graduandos participantes do polo Unemat.
PROFESSORA M3. Professora M3:questionário. [18 out. 2013] Entrevistadora: Juliana Silva de Andrade. Barra do Bugres - MT, 2013. Questionário respondido para Trabalho de Conclusão de Curso sobre o Pequeno Grupo de Pesquisa e a construção dos saberes docentes dos pós-graduandos participantes do polo Unemat.
PROFESSORA T4. Professora T4:questionário [16 out. 2013]. Entrevistadora: Juliana Silva de Andrade. Barra do Bugres - MT, 2013. Questionário respondido para Trabalho de Conclusão de Curso sobre o Pequeno Grupo de Pesquisa e a construção dos saberes docentes dos pós-graduandos participantes do polo Unemat.
RODRIGUES, Neidson.Educação: da formação humana à construção do sujeito ético. Revista Educação e Sociedade. Campinas, v.22, n. 76, out. 2001. Disponível em: :<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302001000300013&script=sci_arttext > Acesso em: 18 set. de 2013.
ROMANOWSKI, JoanaPaulin. Apontamentos em pesquisas sobre formação de professores: contribuições para o debate. Revista Diálogo Educação, Curitiba, v. 12, n. 37, p. 905-924, set./dez. 2012.
SCHÖN, Donald. The reflective practitioner: How professionals think in action. Nova Iorque: Basic Books, 1984.
______ . Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Coord.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.