O Pequeno Grupo de Pesquisa e a construção dos saberes docentes dos pós-graduandos participantes do polo UNEMAT

Autores

  • Juliana Silva Andrade
  • Maria Elizabete Rambo Kochhann Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9601

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa ligada ao Projeto Obeduc que procurou investigar quais as contribuições do Pequeno Grupo de Pesquisa para a construção dos saberes docentes de quatro professores pós-graduandos. O estudo de cunho qualitativo usou análise de memoriais e questionário para o conhecimento das perspectivas dos sujeitos da pesquisa voltadas à docência. Constatou-se que é de suma importância assegurar o desenvolvimento e a formação de profissionais com capacidade de conceber e ensinar com qualidade as ações do PGP e que busquem enriquecer suas práticas em um ambiente colaborativo.

Palavras-chave: Pequeno Grupo de Pesquisa; formação continuada; Obeduc.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Silva Andrade

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência da Unesp, campus de Bauru. Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universade do Estado de Mato Grosso

Maria Elizabete Rambo Kochhann, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora do Departamento de Matemática, do campus universitário Dep Est Rene Barbour

Referências

BOAVIDA, Ana Maria; PONTE, João Pedro da. Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas. In: GTI (Org). Refletir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM, 2002, p. 43-55.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais para formação de professores. Brasília: MEC/ SEF, 2002.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/ SEF, 1998.

CHAPANI, Deise; ORQUIZA-DE-CARVALHO, Lizete Maria. A formação docente no âmbito das esferas públicas democráticas. In:ANAIS. Encontro da Prática de Ensino de Física –VI ENPEFIS. Ilha Solteira, 2010.

CRECCI, Vanessa Moreira ; FIORENTINI, Dario. Desenvolvimento profissional de professores em comunidades com postura investigativa. Acta Scientiae, Canoas, v. 15, p. 9-23, 2013.Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/346>. Acesso em: 05 mar. 2015.

DARSIE, Marta Maria Pontin. A reflexão distanciada na construção dos conhecimentos profissionais do professor em curso de formação inicial. Tese de Doutorado. USP. SãoPaulo, 1998.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

______; OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correa. O lugar das Matemáticas na licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas? Bolema. Boletim de Educação Matemática. UNESP, Rio Claro (Impresso), v. 27, 2013, p. 917-938.

KOCHHANN, Maria ElizabeteRambo. Os conhecimentos presentes nos professores de Matemática egressos do Campus Universitário de Rondonópolis-MT. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Mato Grosso. Instituto de Educação, Cuiabá, 2002.

MARCELO GARCÍA, C. Formação de professores. Para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva.; PASSOS, Carmem Lúcia Brancaglion. A Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009 (Tendências em Educação Matemática).

______ ; GRANDO, Regina Célia; MASCIA, Márcia Aparecida Amador. A formação docente em projetos de parceria universidade e escola. Acta Scientiae, Canoas, v. 15, p. 9-23, 2013. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/348>. Acesso em: 05 mar. 2015.

NÓVOA, Antônio.Formação de professores e profissão docente. In: _____. (Coord.) Os Professores e a sua formação. Lisboa: Nova Enciclopédia, Publicações Dom Quixote, 1992. (Coleção Temas de Educação, 39).

______ . Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PRESTES, Gelça Regina Lusa; RELA, Eliana; ERBS, Rita Tatiana. Proposta de construção de uma narrativa autobiográfica de vida e formação. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul/NEAD, 2007.

PROFESSORA A1. Professora A1:questionário [04 nov. 2013]. Entrevistadora: Juliana Silva de Andrade. Barra do Bugres- MT, 2013. Questionário respondido para Trabalho de Conclusão de Curso sobre o Pequeno Grupo de Pesquisa e a construção dos saberes docentes dos pós-graduandos participantes do polo Unemat.

PROFESSOR A2. Professor A2:questionário [15 out. 2013]. Entrevistadora: Juliana Silva de Andrade. Barra do Bugres- MT, 2013. Questionário respondido para Trabalho de Conclusão de Curso sobre o Pequeno Grupo de Pesquisa e a construção dos saberes docentes dos pós-graduandos participantes do polo Unemat.

PROFESSORA M3. Professora M3:questionário. [18 out. 2013] Entrevistadora: Juliana Silva de Andrade. Barra do Bugres - MT, 2013. Questionário respondido para Trabalho de Conclusão de Curso sobre o Pequeno Grupo de Pesquisa e a construção dos saberes docentes dos pós-graduandos participantes do polo Unemat.

PROFESSORA T4. Professora T4:questionário [16 out. 2013]. Entrevistadora: Juliana Silva de Andrade. Barra do Bugres - MT, 2013. Questionário respondido para Trabalho de Conclusão de Curso sobre o Pequeno Grupo de Pesquisa e a construção dos saberes docentes dos pós-graduandos participantes do polo Unemat.

RODRIGUES, Neidson.Educação: da formação humana à construção do sujeito ético. Revista Educação e Sociedade. Campinas, v.22, n. 76, out. 2001. Disponível em: :<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302001000300013&script=sci_arttext > Acesso em: 18 set. de 2013.

ROMANOWSKI, JoanaPaulin. Apontamentos em pesquisas sobre formação de professores: contribuições para o debate. Revista Diálogo Educação, Curitiba, v. 12, n. 37, p. 905-924, set./dez. 2012.

SCHÖN, Donald. The reflective practitioner: How professionals think in action. Nova Iorque: Basic Books, 1984.

______ . Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Coord.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

24-06-2015

Como Citar

Andrade, J. S., & Kochhann, M. E. R. (2015). O Pequeno Grupo de Pesquisa e a construção dos saberes docentes dos pós-graduandos participantes do polo UNEMAT. Eventos Pedagógicos, 6(2), 282–300. https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9601