O ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos na perspectiva dos professores

Autores

  • Samara Torres de Oliveira Escola Estadual Frei Ambrósio
  • Loriége Pessoa Bitencourt Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT Campus Universitário de Cáceres Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológica (FACET) Curso de Licenciatura Plena em Matemática

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9603

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa que teve como objetivo compreender a política pública da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a fim de verificá-la nas práticas dos professores de Matemática da Escola pesquisada. Foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo através da aplicação de questionário a seis professores. Como principais resultados, percebe-se que o ensino de matemática na EJA necessita de reformulações das mais diversas, a começar pelo Projeto Político Pedagógico, no qual não há metodologias diferenciadas para o currículo de Matemática direcionado para este público.

Palavras-chave: ensino de matemática; Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samara Torres de Oliveira, Escola Estadual Frei Ambrósio

Licenciada em Matemática pela UNEMAT/Cáceres.Professora Efetiva da rede Estadual do MT, lotada na Escola Estadual FreiAmbrósio, Cáceres/MT. Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pelaUNEMAT/Cáceres.

Loriége Pessoa Bitencourt, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT Campus Universitário de Cáceres Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológica (FACET) Curso de Licenciatura Plena em Matemática

Mestre em Educação pela UFMT.Doutora em Educação pela UFRGS. Professora Formadora do Curso de LicenciaturaPlena em Matemática da UNEMAT/Cáceres.

Referências

BRASIL, Lei Nº 9.394/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília - DF: Congresso Nacional. 23 de dezembro de 1996.

______ . MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parecer n° 11/2000 - CNE/CEB.

______ . Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Secretaria de Educação Fundamental Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.

FONSECA, Maria da Conceição F. R. Educação matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. 2. ed. 3. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Princípios pedagógicos na educação de Jovens e Adultos. São Paulo: UNESP, 2004.

MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Orientações Curriculares: Área de Ciências da Natureza e Matemática: Educação Básica. Cuiabá: Defanti, 2010.

______ . ______ . Orientações Curriculares: Concepções para a Educação Básica. Cuiabá: Defanti, 2010.

______ . ______ . Orientações Curriculares: Das Diversidades Educacionais. Cuiabá: Defanti, 2010.

______ . ______ . Escola Estadual Frei Ambrósio. Projeto Político Pedagógico, 2009.

PROFESSOR A. Professor A: Entrevista para o questionário. [nov. 2012]. Entrevistadora: Samara Torres de Oliveira, Cáceres - MT, 2012. Questionário (3 f.). Questionário respondido para Trabalho de Conclusão de Curso sobre o ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: na perspectiva dos Professores.

PROFESSOR B. Professor B: Entrevista para o questionário. [nov. 2012]. Entrevistadora: Samara Torres de Oliveira, Cáceres - MT, 2012. Questionário (3 f.). Questionário respondido para Trabalho de Conclusão de Curso sobre o ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: na perspectiva dos Professores.

PROFESSOR C. Professor C: Entrevista para o questionário [nov. 2012]. Entrevistadora: Samara Torres de Oliveira, Cáceres - MT, 2012. Questionário (3 f.). Questionário respondido para Trabalho de Conclusão de Curso sobre o ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: na perspectiva dos Professores.

Downloads

Publicado

24-06-2015

Como Citar

Oliveira, S. T. de, & Bitencourt, L. P. (2015). O ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos na perspectiva dos professores. Eventos Pedagógicos, 6(2), 416–431. https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9603

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)