O ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos na perspectiva dos professores
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9603Resumo
Este artigo é parte de uma pesquisa que teve como objetivo compreender a política pública da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a fim de verificá-la nas práticas dos professores de Matemática da Escola pesquisada. Foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo através da aplicação de questionário a seis professores. Como principais resultados, percebe-se que o ensino de matemática na EJA necessita de reformulações das mais diversas, a começar pelo Projeto Político Pedagógico, no qual não há metodologias diferenciadas para o currículo de Matemática direcionado para este público.
Palavras-chave: ensino de matemática; Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Downloads
Referências
BRASIL, Lei Nº 9.394/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília - DF: Congresso Nacional. 23 de dezembro de 1996.
______ . MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parecer n° 11/2000 - CNE/CEB.
______ . Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Secretaria de Educação Fundamental Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.
FONSECA, Maria da Conceição F. R. Educação matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. 2. ed. 3. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Princípios pedagógicos na educação de Jovens e Adultos. São Paulo: UNESP, 2004.
MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Orientações Curriculares: Área de Ciências da Natureza e Matemática: Educação Básica. Cuiabá: Defanti, 2010.
______ . ______ . Orientações Curriculares: Concepções para a Educação Básica. Cuiabá: Defanti, 2010.
______ . ______ . Orientações Curriculares: Das Diversidades Educacionais. Cuiabá: Defanti, 2010.
______ . ______ . Escola Estadual Frei Ambrósio. Projeto Político Pedagógico, 2009.
PROFESSOR A. Professor A: Entrevista para o questionário. [nov. 2012]. Entrevistadora: Samara Torres de Oliveira, Cáceres - MT, 2012. Questionário (3 f.). Questionário respondido para Trabalho de Conclusão de Curso sobre o ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: na perspectiva dos Professores.
PROFESSOR B. Professor B: Entrevista para o questionário. [nov. 2012]. Entrevistadora: Samara Torres de Oliveira, Cáceres - MT, 2012. Questionário (3 f.). Questionário respondido para Trabalho de Conclusão de Curso sobre o ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: na perspectiva dos Professores.
PROFESSOR C. Professor C: Entrevista para o questionário [nov. 2012]. Entrevistadora: Samara Torres de Oliveira, Cáceres - MT, 2012. Questionário (3 f.). Questionário respondido para Trabalho de Conclusão de Curso sobre o ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: na perspectiva dos Professores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.