Observatório da Educação: ações de um Projeto em Rede das Universidades UNESP, UNEMAT e UFMT

Autores

  • Maria Elizabete Rambo Kochhann unemat barra do bugres
  • Thiélide Verônica da Silva Pavanelli Troian unemat

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i1.9618

Resumo

Enquanto professoras atuando em licenciaturas do Polo UNEMAT no projeto Observatório da Educação - OBEDUC, trazemos neste relato um panorama da rotina vivenciada pelos grupos de trabalho de cada um dos três polos ao longo desses quatro anos de ações e realizações. A intenção é apresentar o desenvolvimento do Projeto considerando as suas pretensões e as realidades enfrentadas. A participação nas diversas atividades deixa um legado em três eixos: formação de professores, questões sociocientíficas e avaliações de larga escala. A intensidade de tal contribuição foi decorrente do grau de envolvimento de cada sujeito em formação.

Palavras-chave: Ensino de Matemática e de Ciências; formação docente; OBEDUC.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thiélide Verônica da Silva Pavanelli Troian, unemat
    professora do dep. de matemática unemat

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Prova Brasil. Avaliação do rendimento escolar. Brasília, 2008.

BRITO, M.R.F. Um estudo sobre as atitudes em relação à Matemática em estudantes de 1º e 2º graus. Tese de Livre-docência. FE/ Unicamp, 1996.

CARVALHO, A. M. P. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2013

COSTA; GUSMAI; MORELATTI. A relação dos alunos ingressantes do curso de Pedagogia da FCT/UNESP – Campus Presidente Prudente com a Matemática. In: Capellini e Manzoni. Políticas públicas, práticas pedagógicas e ensino-aprendizagem: diferentes olhares sobre o processo educacional. Bauru: Cultura Acadêmica, 2009.

D´AMBROSIO, U. A história da matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V.(Org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. p. 97-115.

FIORENTINI, D.; NACARATO, A. (Orgs.). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática: investigando e teorizando a partir da prática. São Paulo: Musa Editora; Campinas, SP: GEPFPM –PRAPEM- FE/ Unicamp, 2005, p. 68-88.

FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

GIROUX, Henry. Os Professores como Intelectuais: rumo a uma Pedagogia Crítica da Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

HABERMAS, Jürgen. Técnica e ciência como ideologia. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1990.

______ . Pensamento Pós-metafísico. Trad. Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994.

KOCHHANN, M.E.R.; PIROLA, N.A. Programa Gestar: contribuições para a construção de aprendizagem em Geometria nos aspectos conceituais. In: VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Anais. Águas de Lindóia – São Paulo, 2005.

NEVES, L. F. Um estudo sobre as relações entre a percepção e as expectativas dos professores e dos alunos e o desempenho em Matemática. Campinas: [s.n.], 2002.

ORQUIZA-DE-CARVALHO, L. M.; KOCHHANN, M. E. R.; DARSIE, M. M. P.; LOPES JÚNIOR, J.; e CARVALHO, W. L. P. de. A repolitização da esfera pública por meio da ação comunicativa: pequenos grupos de pesquisa nas escolas, sequências didáticas de cunho matemático e de cunho sociocientífico, e avaliação em larga escala. Anais IV Seminário do Observatório da Educação. Brasília – DF, 2013.

PAVANELLO, R.M.; ANDRADE, R.N.G. Formar professores para ensinar Geometria: um desafio para as licenciaturas em matemática. In: Educação Matemática em Revista. Ano 9, nº. 11A-Edição Especial, 2002.

PIMENTA, S.G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S.G.; GLEDIN, G. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

PIROLA, N. A. Solução de problemas geométricos: dificuldades e perspectivas. Tese (Doutorado). Campinas: FE/ Unicamp, 2000.

PONTE, J.P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2003.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

23-04-2015

Como Citar

Observatório da Educação: ações de um Projeto em Rede das Universidades UNESP, UNEMAT e UFMT. (2015). Eventos Pedagógicos, 6(1), 19-31. https://doi.org/10.30681/reps.v6i1.9618