Crenças sobre o processo de aprendizagem de língua inglesa presentes em narrativas de docentes

Autores

  • Graciene Verdécio de Gusmão UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9641

Resumo

Objetivou-se nesta pesquisa investigar as crenças de professores sobre o processo de aprendizagem de Língua Inglesa, a partir de suas narrativas de aprendizagem. Para atingir este objetivo, esta investigação teve como arcabouço teórico diferentes discussões relacionadas à Língua Inglesa (LI) na era de globalização, crenças sobre o processo de ensino e aprendizagem de línguas e os desafios na formação docente de professores de línguas na contemporaneidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativo-interpretativista (ROBERT BOGDAN; SARI BIKLEN e MARLI ELISA DALMAZO AFONSO DE ANDRÉ). O corpus foi constituído de 38 narrativas de aprendizagem de Língua Inglesa de professores disponíveis no banco de dados do projeto ‘Aprendendo com Memórias de Falantes e Aprendizes de Língua Estrangeira’ (AMFALE), da Faculdade de Letras (FALE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Insurgiram através das narrativas de aprendizagem de LI dos professores crenças como: 1 – É necessário se comunicar com falantes nativos da LE/LI para aprendê-la efetivamente e conhecer a cultura do país, pois a aprendizagem dessa segunda língua e/ou cultura é importante. 2 – A LI é uma língua difícil de se aprender. 3 – Não se aprende LE/LI na instituição de ensino pública. 4 – Não se aprende LI no curso de Letras, se aprende no curso de idiomas. 5 – Aprende-se LI no país onde se fala essa LE. 6 – A responsabilidade sobre a aprendizagem de LI do aluno é do professor. 7 – O processo de ensino e aprendizagem de LE/LI nas aulas era voltado apenas na gramática. Os resultados da análise enfatizam que é necessário repensar sobre as políticas de formação de professores de línguas no Brasil, com vistas a uma possível (re)formulação das mesmas, no intento de buscar novos subsídios inovadores para enfrentar os desafios presentes no ensino escolarizado brasileiro hoje.

Palavras-chave: crenças; formação docente; ensino e aprendizagem; língua inglesa; narrativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graciene Verdécio de Gusmão, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Possui Graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2011), Mestrado em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2015). Já Atuou como Professora da Disciplina de Língua Inglesa no Ensino Fundamental na Escola Estadual "Criança Cidadã", Situada na Cidade de Cáceres -MT/Brasil; como Tutora a Distância nas Disciplinas Inglês Instrumental I e Introdução aos Estudos Linguísticos, no Curso de Licenciatura em Letras -Habilitação em Língua Inglesa e Respectivas Literaturas - DEAD/UAB/UNEMAT. Atualmente é Professora da Disciplina de Língua Inglesa no Ensino Fundamental e Médio na Escola Estadual "Profa. Ana Maria das Graças de Souza Noronha", Situada na Cidade de Cáceres - MT/Brasil; É Tutora a Distância na Disciplina Inglês Instrumental II, no Curso de Licenciatura em Letras -Habilitação em Língua Inglesa e Respectivas Literaturas - DEAD/UAB/UNEMAT; É Tradutora (Português/Inglês) da Revista Eventos Pedagógicos - UNEMAT - Campus Universitário de Sinop. Possui Experiência na Área de Letras, com Ênfase no Ensino de Língua Inglesa e Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas; Atuando Principalmente nos Seguintes Temas: Análise do Discurso Sistêmico-Funcional, mais Especificamente, com o Foco no Estudo da Avaliação na Linguagem - Sistema de Avaliatividade -Appraisal System; Formação de Professores de Línguas, Crenças sobre o Processo de Ensino e Aprendizagem de Línguas. É Membro do GEPLIA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (CNPq); Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/0706071964655015.

Downloads

Publicado

24-06-2015

Como Citar

Gusmão, G. V. de. (2015). Crenças sobre o processo de aprendizagem de língua inglesa presentes em narrativas de docentes. Eventos Pedagógicos, 6(2), 274–275. https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9641