Brincando e aprendendo na educação infantil

Autores

  • Gisele Fernandes de Novais

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9644

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa qualitativa feita na Creche Municipal Jardim das Palmeiras, onde se constatou os benefícios das brincadeiras durante o desenvolvimento das crianças de 3 e 4 anos. Durante a investigação foram utilizadas entrevistas para se saber a opinião dos professores e como eles trabalham as brincadeiras no dia a dia. Por fim percebeu-se o quanto de desenvolvimento as brincadeiras potencializam para as crianças.

Palavras-chave: educação; brincadeiras; crianças; desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Fernandes de Novais

Acadêmica do curso de Pedagogia da UNEMAT - Sinop

Referências

CHATEAU, Jean. O jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1987.

KHISHIMOTO, Tizuko Morchida. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomsom Learning, 2002.

NARODOWSKI, Mariano. A Infância Como Construção Pedagógica. In: COSTA, Marisa Vorrober (Org.). Escola Básica na Virada do Século: cultura, política e currículo. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky aprendizado e desenvolvimento um processo sócio histórico. São Paulo: Scipione, 1997.

OLIVEIRA, Vera Barros de (Org.). O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis: Vozes, 2000.

STRAUB, José Luiz. Infâncias e Brincadeiras: Culturas que governam. Cáceres: Editora UNEMAT, 2010.

Downloads

Publicado

24-06-2015

Como Citar

Novais, G. F. de. (2015). Brincando e aprendendo na educação infantil. Eventos Pedagógicos, 6(2), 123–132. https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9644