O jogo como estratégia pedagógica nas aulas de matemática no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9646Resumo
Este trabalho busca discutir o ensino da matemática no ensino fundamental através da utilização do jogo enquanto estratégia pedagógica utilizada nas aulas do 2º ano e foi realizado na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Jardim Paraíso de Sinop/Mato Grosso. A metodologia da pesquisa foi de cunho bibliográfico e buscou situar os desafios pedagógicos no contexto do ensino fundamental, enquanto nível de escolarização. Concluiu-se que o jogo é um importante instrumento pedagógico, caracterizado enquanto estratégia metodológica decisivo no processo de desenvolvimento dos alunos, bem como sua representatividade na vivência dos saberes matemáticos, enquanto manifestação de gosto, de prazer e de aprendizagem significativa.
Palavras-chave: matemática; jogo; instrumento pedagógico; criança/aluno.
Downloads
Referências
ALVES, Eva Maria Siqueira. A ludicidade e o ensino de matemática: uma pratica possível. Campinas: Papirus, 2001.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
FIORENTINI, D. Alguns Modos de Ver e Conhecer o Ensino da Matemática no Brasil. Zetetiké: Revista de Educação Matemática, Campinas, v. 4, n.3, p. 1-38, 1995.
SALVADOR, César Coll. Psicologia do ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Brincadeiras infantis nas aulas de matemática: matemática de 0 a 6. Porto alegre: Artmed, 2000. v.1.
STAREPRAVO, Ana Ruth. Mundo das ideias: jogando com a matemática, números e operações. Curitiba: Aymará, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.