Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: as dificuldades de aprendizagens

Autores

  • Aparecida Ramos de Oliveira Silva

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9664

Resumo

O objetivo deste artigo foi entender o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) buscando analisar as dificuldades de aprendizado de alunos com o transtorno. Este trabalho aconteceu na Escola Municipal de Educação Básica em cidade Sinop, Mato Grosso. Metodologia usada foram observações e questionários, tendo como sujeitos três professoras e os aportes teóricos como: Russel A. Barkley, W. Phelan, Ana B. B. Silva, Corine Smith. Percebeu-se que alunos com este transtorno exigem trabalho coletivo de psicólogos e educadores em conjunto com os pais. A escola procura cumprir seu papel trabalhando com pais e professores de todas as disciplinas, disponibilizando a sala de recursos além do Instituto da Criança.

Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); dificuldade de aprendizagem; professores e alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aparecida Ramos de Oliveira Silva

Academica do curso de Padagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso

Referências

BARKLEY, Russell A. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade - TDAH: guia completo e autorizado para pais, professores e profissionais da saúde. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PROFESSORA 2. P 2: depoimento. [10 jul. 2014]. Entrevistadora: Aparecida Ramos de Oliveira Silva. Sinop, MT, 2014. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre A HIPERATIVIDADE COMO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO (TDAH): implicações no processo de aprendizagem no ano de 2014.

PROFESSORA 3. P 3: depoimento. [10 jul. 2014]. Entrevistadora: Aparecida Ramos de Oliveira Silva. Sinop, MT, 2014. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre A HIPERATIVIDADE COMO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO (TDAH): implicações no processo de aprendizagem no ano de 2014

PHELAN, Thomas W. TODA. TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. São Paulo: M. Books, 2005.

SILVA, Ana Beatriz B. Mentes Inquietas TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

SMITH, Corine, Dificuldades de Aprendizagem de A a Z. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

24-06-2015

Como Citar

Silva, A. R. de O. (2015). Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: as dificuldades de aprendizagens. Eventos Pedagógicos, 6(2), 43–51. https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9664