Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: as dificuldades de aprendizagens
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9664Resumo
O objetivo deste artigo foi entender o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) buscando analisar as dificuldades de aprendizado de alunos com o transtorno. Este trabalho aconteceu na Escola Municipal de Educação Básica em cidade Sinop, Mato Grosso. Metodologia usada foram observações e questionários, tendo como sujeitos três professoras e os aportes teóricos como: Russel A. Barkley, W. Phelan, Ana B. B. Silva, Corine Smith. Percebeu-se que alunos com este transtorno exigem trabalho coletivo de psicólogos e educadores em conjunto com os pais. A escola procura cumprir seu papel trabalhando com pais e professores de todas as disciplinas, disponibilizando a sala de recursos além do Instituto da Criança.
Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); dificuldade de aprendizagem; professores e alunos.
Downloads
Referências
BARKLEY, Russell A. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade - TDAH: guia completo e autorizado para pais, professores e profissionais da saúde. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PROFESSORA 2. P 2: depoimento. [10 jul. 2014]. Entrevistadora: Aparecida Ramos de Oliveira Silva. Sinop, MT, 2014. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre A HIPERATIVIDADE COMO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO (TDAH): implicações no processo de aprendizagem no ano de 2014.
PROFESSORA 3. P 3: depoimento. [10 jul. 2014]. Entrevistadora: Aparecida Ramos de Oliveira Silva. Sinop, MT, 2014. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre A HIPERATIVIDADE COMO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO (TDAH): implicações no processo de aprendizagem no ano de 2014
PHELAN, Thomas W. TODA. TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. São Paulo: M. Books, 2005.
SILVA, Ana Beatriz B. Mentes Inquietas TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
SMITH, Corine, Dificuldades de Aprendizagem de A a Z. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.