Avaliação na educação infantil: um processo de ação e reflexão
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9666Resumo
Esta pesquisa teve como propósito compreender os objetivos da avaliação na educação infantil e refletir sobre a importância da avaliação do desenvolvimento no processo de ensino aprendizagem nesta etapa. Fundamentou-me autores como Moisés Kuhlmann Jr, Cipriano Luckesi e Jussara Hoffmann. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, assim como um estudo de caso, pois estudaremos a situação de uma instituição, de alguns professores que atuam na pré-escola. A pesquisa bibliográfica nos possibilitou reconhecer os avanços na educação infantil no Brasil e por meio das entrevistas realizadas foi possível evidenciar que o processo de avaliação na creche pesquisada acontece através da observação e registro das múltiplas manifestações das crianças.
Palavras-chave: educação infantil; ensino-aprendizagem; avaliação; professores.
Downloads
Referências
BASSEDAS, Eulàlia; HUGUET, Teresa; SOLÉ, Isabel. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 05 out. 1988. Disponível em: <http://www.imprensaoficial.com.br/PortalIO/download/pdf/Constituicoes_declaracao.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2015.
______ . Lei n. 9.394: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 dez. 1996. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf. >. Acesso em: 20 fev. 2015.
______ . Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB n. 5, de 17 de dezembro de 2009. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 18 dez. 2009. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf. >. Acesso em: 20 fev. 2015.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
CRUZ, Pedro. Metodologia da pesquisa científica. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação na pré-escola: um olhar sensível e reflexível sobre a criança. 7. ed. Porto Alegre: Mediação, 1996.
______ . Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 27. ed. Porto Alegre: Mediação, 1999.
HAIDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. 7. ed. São Paulo: Ática, 2001.
KUHLMANN JR, M. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
PILETTI, Nelson. Psicologia educacional. 13. ed. São Paulo: Ática, 1994.
PROFESSORA A. Professora A: depoimento. [02 jun. 2014]. Entrevistadora: Simone Bezerra da Motta. Sinop, MT, 2014. 2 f. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Avaliação na educação infantil de Sinop-MT entre 2014 e 2015.
PROFESSORA B. Professora B: depoimento. [17 jul. 2014]. Entrevistadora: Simone Bezerra da Motta. Sinop, MT, 2014. 2 f. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Avaliação na educação infantil de Sinop-MT entre 2014 e 2015.
PROFESSORA C. Professora C: depoimento. [25 jul. 2014]. Entrevistadora: Simone Bezerra da Motta. Sinop, MT, 2014. 2 f. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Avaliação na educação infantil de Sinop-MT entre 2014 e 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.