Avaliação na educação infantil: um processo de ação e reflexão

Autores

  • Simone Bezerra da Motta

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9666

Resumo

Esta pesquisa teve como propósito compreender os objetivos da avaliação na educação infantil e refletir sobre a importância da avaliação do desenvolvimento no processo de ensino aprendizagem nesta etapa. Fundamentou-me autores como Moisés Kuhlmann Jr, Cipriano Luckesi e Jussara Hoffmann. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, assim como um estudo de caso, pois estudaremos a situação de uma instituição, de alguns professores que atuam na pré-escola. A pesquisa bibliográfica nos possibilitou reconhecer os avanços na educação infantil no Brasil e por meio das entrevistas realizadas foi possível evidenciar que o processo de avaliação na creche pesquisada acontece através da observação e registro das múltiplas manifestações das crianças.

Palavras-chave: educação infantil; ensino-aprendizagem; avaliação; professores.

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Biografia do Autor

Simone Bezerra da Motta

Aluna do Curso de Pedagogia – UNEMAT - Sinop

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PROFESSORA A. Professora A: depoimento. [02 jun. 2014]. Entrevistadora: Simone Bezerra da Motta. Sinop, MT, 2014. 2 f. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Avaliação na educação infantil de Sinop-MT entre 2014 e 2015.

PROFESSORA B. Professora B: depoimento. [17 jul. 2014]. Entrevistadora: Simone Bezerra da Motta. Sinop, MT, 2014. 2 f. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Avaliação na educação infantil de Sinop-MT entre 2014 e 2015.

PROFESSORA C. Professora C: depoimento. [25 jul. 2014]. Entrevistadora: Simone Bezerra da Motta. Sinop, MT, 2014. 2 f. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Avaliação na educação infantil de Sinop-MT entre 2014 e 2015.

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Publicado

24-06-2015

Como Citar

Motta, S. B. da. (2015). Avaliação na educação infantil: um processo de ação e reflexão. Eventos Pedagógicos, 6(2), 231–240. https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9666

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