A inclusão do autista a partir da educação infantil: um estudo de caso em uma pré-escola e em uma escola pública no município de Sinop - Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9667Resumo
O presente texto mostra um estudo de caso realizado em duas instituições de ensino, a primeira de modalidade pré-escolar e o segundo de ensino fundamental. O estudo teve como objetivo compreender o Autismo, uma das categorias do Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), sendo caracterizado por alterações significativas na comunicação, na interação social e no comportamento da criança. A partir desse ponto cria-se uma abordagem da pesquisa sobre a inclusão do autista desde a educação infantil ao ensino fundamental. A escolha desse tema se inicia pela necessidade de uma transmissão de conhecimento e informações a respeito do autismo para que possa auxiliar o professor em suas relações com o autista.
Palavras-chave: autismo; inclusão; comunicação.
Downloads
Referências
COLL, C; PALACIOS, J; MARCHESI, A. Desenvolvimento Psicológico e Educação: necessidades Educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 1995.
GAUDERER, E C. Autismo e outros atrasos do Desenvolvimento: uma atualização para os que atuam na área: do especialista aos pais. São Paulo: Sarvier, 1985.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. A Integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memnon: Editora SENAC, 1997.
PROFESSORA. Professora: depoimento. [set. 2014] Entrevistadora: Elaine Rodrigues de Brito. Sinop-MT, 2014. 4f. Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre A inclusão do autista a partir da Educação Infantil.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo da Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.