Desafios e perspectivas dos alunos na Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Educação Básica Jurandir Liberino de Mesquita

Autores

  • Alexsandro da Silva Gomes

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9668

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender quais são, na atualidade, os desafios enfrentados pelos alunos e quais são suas perspectivas no percurso da Educação de Jovens e Adultos. Foi utilizada a metodologia qualitativa, por ser baseada em ciências humanas, e quantitativa porque condiz com instrumentos de leituras contextuais, legítimas e específicas, a partir dos dispositivos encaminhados pelos questionários. Os Sujeitos da pesquisa foram estudantes da Educação de Jovens e Adultos, a pesquisa embasou-se na ótica de Paulo Freire, constatou-se por meio da pesquisa que foram vários os desafios enfrentados pelos sujeitos pesquisados, e que muitas vezes um direito foi lhes negado: a Educação.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; desafios e perspectivas; Paulo Freire.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexsandro da Silva Gomes

Acadêmico do Curso de Pedagogia - UNEMAT Campus de Sinop

Referências

ANDRADE, Eliane Ribeiro. Os jovens da EJA e a EJA dos jovens. In: BARBOSA, Inês O., PAIVA, Jane (orgs.). Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2009.

ALUNO 1. Aluno 1: depoimento. [dez. 2014] Entrevistador: Alexsandro da Silva Gomes. Sinop-MT, 2014. 2f. Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre Os Desafios e Perspectivas dos alunos na Educação de Jovens e Adultos da EMEB Jurandir Liberino de Mesquita.

ALUNO 2. Aluno 2: depoimento. [dez. 2014] Entrevistador: Alexsandro da Silva Gomes. Sinop-MT, 2014. 2f. Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre Os Desafios e Perspectivas dos alunos na Educação de Jovens e Adultos da EMEB Jurandir Liberino de Mesquita.

ALUNO 3. Aluno 3: depoimento. [dez. 2014] Entrevistador: Alexsandro da Silva Gomes. Sinop-MT, 2014. 2f. Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre Os Desafios e Perspectivas dos alunos na Educação de Jovens e Adultos da EMEB Jurandir Liberino de Mesquita.

BONI, Márcia R. Dialogicidade: uma relação de alteridade na educação de jovens e adultos. In. ROQUE-FARIA, Helenice J.; SILVA, Rosana R. (Org). Competências na/da EJA. Cáceres: Editora UNEMAT, 2009.

BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 5 de outubro 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br /ccivil_03/ constituicao/constitui%C3%A7ao.htm>. Acesso em: 25 nov. 2014.

FERREIRO, Emília. Passados e Presentes dos verbos ler e Escrever. São Paulo: Cortez, 2002.

FREIRE, Ana Maria Araújo. Analfabetismo no Brasil: Da ideologia da interdição do Corpo à ideologia nacionalista, ou de como deixar sem ler e escrever desde as Catarinas (Paraguaçu), Filipinas, Madalenas, Anas, Genebras, Apolônias e Grácias até os Severinos. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: INEP, 1993.

FREIRE, Paulo. A Importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1992.

______ . Alfabetização: Leitura da palavra leitura do mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

______ . Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

GOÉS, Moacyr de. De pé no chão também aprende ler, 1961-64: uma escola democrática. São Paulo: Cortes, 1991.

PERIPOLLI, Odimar, J. EJA (Educação de jovens e adultos): Uma escola (Des) necessária? In. ROQUE-FARIA, Helenice J.; SILVA, Rosana R. (Org.). Competências na/da EJA. Cáceres: Editora UNEMAT, 2009.

PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino. História da Educação. São Paulo: Ática, 1990.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. Historia da Educação no Brasil 1930. Petrópolis: Vozes, 2010.

Downloads

Publicado

24-06-2015

Como Citar

Gomes, A. da S. (2015). Desafios e perspectivas dos alunos na Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Educação Básica Jurandir Liberino de Mesquita. Eventos Pedagógicos, 6(2), 32–42. https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9668