Os desafios teórico-metodológicos de pesquisar com os bebês e as crianças pequenas
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i3.9679Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão em relação aos desafios da pesquisa com bebês e crianças pequenas. Nele são expostas duas experiências de pesquisas etnográficas nas quais se utilizou como instrumento de captura dos dados fotografias, gravações em vídeo e diário de campo. Tais pesquisas evidenciam a importância das interações entre pesquisador e pesquisados, apontando que estar com as crianças e capturar suas experiências envolve uma atitude de escuta, presença sensível e disponível ao outro. Concluímos que pesquisar com crianças engloba acolhimento, olhares, gestos, toques e emoções em uma perspectiva ampliada para além da comunicação oral, uma intercorporeidade que se dá no plano dos afetos.
Palavras-chave: Pesquisa com bebês; desafios metodológicos; fenomenologia; crianças pequenas.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. A Condição Humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
BEBER. Irene Carrillo Romero. As experiências do corpo em movimento das crianças pequenas: reflexões para a pedagogia da infância. Tese (Doutorado em educação). Programa de Pós-Graduação em Educação- UFRGS, 2014.
BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY F. Michael. Pesquisa narrativa: experiências e história qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011.
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
HOYELOS, Alfredo. La ética en el pensamiento y obra de Loris Malaguzzi. Barcelona: Octaedro- Rosa Sensat, 2004.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Structural Antropology II. New York: Basic Books, 1976.
LÉVINAS. E. Descobrindo a existência com Husserl e Heidegger. (1947). Tradução Fernanda Oliveira. Lisboa - Portugal: Instituto Piaget, 1998.
MALAGUZZI, Loris. História, Ideias e Filosofia Básica. In: GANDINI, L.; EDWARDS, C.; FORMAN, G. As Cem Linguagens da Criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.
MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do Pacífico Ocidental. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
VARGAS, Gardia Maria Santos de. Bebês em suas experiências primeiras: perspectivas para uma Escola da Infância. Porto Alegre, 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.