Os desafios teórico-metodológicos de pesquisar com os bebês e as crianças pequenas

Autores

  • Gardia Maria Vargas
  • Irene Carrillo Romero Beber Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i3.9679

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão em relação aos desafios da pesquisa com bebês e crianças pequenas. Nele são expostas duas experiências de pesquisas etnográficas nas quais se utilizou como instrumento de captura dos dados fotografias, gravações em vídeo e diário de campo. Tais pesquisas evidenciam a importância das interações entre pesquisador e pesquisados, apontando que estar com as crianças e capturar suas experiências envolve uma atitude de escuta, presença sensível e disponível ao outro. Concluímos que pesquisar com crianças engloba acolhimento, olhares, gestos, toques e emoções em uma perspectiva ampliada para além da comunicação oral, uma intercorporeidade que se dá no plano dos afetos.

Palavras-chave: Pesquisa com bebês; desafios metodológicos; fenomenologia; crianças pequenas.

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Biografia do Autor

Irene Carrillo Romero Beber, Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1988) e mestrado em Educação E Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1999), atualmente é doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação da UFRGS. Professora concursada na Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, participa em projetos de pesquisa e extensão na Educação do Campo e formação de educadores do campo, com enfoque nas discussões sobre as rotinas, os espaços físicos destinados à Educação Infantil e a importância do brincar, da brincadeira, no desenvolvimento da criança.

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Publicado

25-08-2015

Como Citar

Vargas, G. M., & Beber, I. C. R. (2015). Os desafios teórico-metodológicos de pesquisar com os bebês e as crianças pequenas. Eventos Pedagógicos, 6(3), 30–42. https://doi.org/10.30681/reps.v6i3.9679