O que quer dizer educação emancipatória na creche para as crianças de 0-3 anos? Entre o adultocentrismo e a descolonização

Autores

  • Solange Estanislau dos Santos
  • Ana Lúcia Goulart de Faria

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i3.9682

Resumo

Este artigo discutirá a creche como espaço de emancipação humana e de construção de epistemologias e experiências descolonizadoras. Pensar numa educação emancipatória desde o nascimento pressupõe-se desconstruir várias concepções que percorrem o imaginário e a práxis educativa das instituições brasileiras e que, por muito tempo, invisibilizaram as crianças pequenas e os bebês. É preciso colocar de ponta cabeça os modos de pensar as crianças pequenininhas e os espaços educativos. É necessário trazer as especificidades, as multiplicidades e as possibilidades desses sujeitos históricos e concretos que produzem culturas infantis e resistem a colonização, a opressão e a subordinação da sociedade adultocêntrica. Para isso, posicionamos nosso olhar na tensão das abordagens marxistas em direção as perspectivas pós-colonialistas a fim de antropofagicamente produzir inspirações teóricas e metodológicas para pensar as crianças, as infâncias e a educação infantil.

Palavras-chave: Emancipação; creche; crianças pequenas; bebês; culturas infantis; adultocentrismo; pedagogia descolonizadora.

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Publicado

25-08-2015

Como Citar

Santos, S. E. dos, & Faria, A. L. G. de. (2015). O que quer dizer educação emancipatória na creche para as crianças de 0-3 anos? Entre o adultocentrismo e a descolonização. Eventos Pedagógicos, 6(3), 63–74. https://doi.org/10.30681/reps.v6i3.9682