A perspectiva de crianças sobre a creche
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i3.9683Resumo
Este trabalho apresenta informações construídas numa pesquisa que buscou apreender a perspectiva de crianças que frequentavam uma creche municipal em Fortaleza. As crianças foram solicitadas a completarem inícios de histórias que procuravam apreender como percebiam sua experiência na creche e a tirar fotografias da creche. Foram constatados vários problemas no trabalho pedagógico realizado nesse contexto. As crianças revelaram valorizar as possibilidades de brincar e a alimentação recebida e parecem não ter uma boa imagem da professora. Apresentaram dificuldade de expressão oral mais acentuada do que a esperada nessa faixa etária, o que provavelmente decorre das experiências vividas na creche.
Palavras-chave: Creche; perspectiva de crianças; pesquisa com crianças.
Downloads
Referências
ANDRADE, R. C. de. A espera e a ociosidade na rotina da creche comunitária de Fortaleza. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação, UFC, Fortaleza, 2002.
______ . A rotina da pré-escola na visão das professoras, das crianças e de suas famílias. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, UFC, Fortaleza, 2007.
ARIÈS, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.
BARBOSA, M. C. S. Os usos do tempo. In: ______ . Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
BUSS-SIMÃO, M. Meninos entre meninos num contexto de educação infantil: um Olhar sobre as relações sociais de gênero na perspectiva de Crianças pequenas. 35ª Reunião da ANPED, GT 07, 2012. Disponível em: <http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT07%20Trabalhos/GT07-1364_int.pdf>. Acesso em: 8 maio 2015.
CAMPOS, M. M.; CRUZ, S. H. V. Consulta sobre Qualidade na Educação Infantil: o que pensam e querem os sujeitos desse direito. São Paulo: Cortez, 2006.
CLARK, A. Transforming children’s spaces: children’s and adults’ participation in designing learning environments. Londres: Routledge, 2010.
CARVALHO, M. M. C. de. Quando a história da educação é a história da disciplina e da higienização das pessoas. In: FREITAS, Marcos Cezar de (Org.) História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 1997.
CASTRO, J. S. de. A constituição da linguagem entre os e dos bebês no espaço coletivo da educação infantil. 36ª Reunião da ANPED, GT 07, 2013. Disponível em: <http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt07_trabalhos_pdfs/gt07_3001_texto.pdf>. Acesso em: 8 maio 2015.
CHARLOT, B. A mistificação pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.
CORREA, B. C.; BUCCI, L. A vivência em uma pré-escola e as expectativas quanto ao ensino fundamental sob a ótica das crianças. 35ª Reunião da ANPED, GT 07, 2012. Disponível em: < http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT07%20Trabalhos/GT07-799_int.pdf >. Acesso em: 8 maio 2015.
CORSARO, W. A reprodução interpretativa do brincar. Revista Educação, Sociedade e Cultura, Universidade do Porto. Porto (Portugal), n. 17, 2001.
______ . Reprodução interpretativa e cultura de pares. In: MÜLLER, F.; CARVALHO, A. M. A. Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com William Corsaro. São Paulo: Cortez, 2009.
CRUZ, S. H. V. A representação de escola em crianças da classe trabalhadora. 2 v. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Psicologia, USP, São Paulo, 1987.
______ . Representação de escola e trajetória escolar. Psicologia USP, v.8, n.1. p. 91-111, 1997.
______ . Fala, menino! Uma experiência de pesquisa sobre o cotidiano da creche comunitária na perspectiva da criança. Educação em Debate, Fortaleza, v. 2, n. 44, p. 20-35, 2002.
______ . Qualidade e currículo na educação infantil. In: XI Encontro de Educação Infantil, VI Encontro Nacional das Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil. [CD-ROM]. Natal: UFRN, 2004.
______ . A qualidade da Educação Infantil, na perspectiva das crianças. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. (Org.). A escola vista pelas crianças. Porto (Portugal): Porto, 2008.
DAHLBERG, G.; MOSS, P.; PENCE, A. Qualidade na Educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003.
FORNEIRO, L. I. A organização dos espaços na educação infantil. In: ZABALZA. Miguel A. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
FREITAS, M. C. de. Da ideia de estudar a criança no pensamento social brasileiro: a contraface de um paradigma. In: FREITAS, M. C. de; KUHLMANN JR., M. (Orgs.). Os intelectuais na história da infância. São Paulo: Cortez, 2002.
GÓMEZ, G. R.; FLORES, J. G.; JIMÉNEZ, E. G. Metodología de la investigación cualitativa. Málaga (Espanha): Ediciones Aljibe, 1999.
GONDRA, J.G. “Modificar com brandura e prevenir com cautela”. Racionalidade médica e higienização da infância. In: FREITAS, M. C. de; KUHLMANN JR. M. (Org.). Os intelectuais na história da infância. São Paulo: Cortez, 2002.
HOYUELOS, A. La estética em el pensamento y obra pedagógica de Loris Malaguzzi. Barcelona (Espanha): Rosa Sensat, 2006.
MALAGUZZI, L. Ao contrário, as cem existem. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As Cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda., 1999.
MARTINS, C. A. A participação de crianças e professora na constituição da brincadeira na educação infantil. Tese (Doutorado) Faculdade de Educação, UFC, Fortaleza, 2009.
MONTANDON, C. As práticas educativas e a experiência das crianças. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n.91, maio/ago. 2005.
NEVES, V. F. A. A construção da cultura de pares no contexto da educação infantil: brincar, ler e escrever. 34ª Reunião da ANPED, GT 07, 2011. Disponível em: <http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT07/GT07-922%20int.pdf>. Acesso em: 8 maio 2015.
RAMOS, T. K. G. Possibilidades de organização de práticas educativas na creche em parceria com os bebês: o que “dizem” as crianças? 34ª Reunião da ANPED, GT 07, 2011. Disponível em: < http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT07/GT07-1092%20int.pdf> Acesso em: 12 maio 2015.
______ . As crianças no centro da organização pedagógica: o que os bebês nos ensinam? Qual a atuação de suas professoras? 35ª Reunião da ANPED, GT 07, 2012. Disponível em: <http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT07%20Trabalhos/GT07- 2325_int.pdf> Acesso em: 8 de maio de 2015.
REIS, L. M. da S. Inserção e vivências cotidianas: como crianças pequenas experienciam sua entrada na educação infantil. 36ª Reunião da ANPED, GT 07, 2013. Disponível em: <http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt07_trabalhos_pdfs/gt07_2944_texto.pdf> Acesso em: 8 de maio de 2015.
RINALDI, C., Reggio Emilia: a imagem da criança e o ambiente em que ela vive como princípio fundamental. In: GANDINI, L.; EDWARDS, C. et al (Orgs.). Bambini: a abordagem italiana à educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.
ROCHA, E. A. C. Por que ouvir as crianças? Algumas questões para um debate científico multidisciplinar. In: CRUZ, S. H. V. A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008.
ROSEMBERG, F.; MARIANO, C. L. S. A Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança: debates e tensões. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 141, p. 693-728, 2010.
SARMENTO, M. J. Sociologia da Infância: correntes e confluências. In: SARMENTO, M.; GOUVEA, M. C. S. de. (Orgs.). Estudos da infância. Educação e práticas sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
SAVE THE CHILDREN. So you want to consult with children? A toolkit for good practice. Londres: International Save the Children Alliance, 2003.
SCHRAMM, S. M. O. A construção do eu no contexto da educação infantil: influências da escola e a perspectiva da criança sobre esse processo. Tese (Doutorado) Faculdade de Educação, UFC, Fortaleza, 2009.
SILVA, M. R. P. da. Crianças, culturas infantis e linguagem dos quadrinhos: entre subordinações e resistências. 36ª Reunião da ANPED, GT 07, 2013. Disponível em: <http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt07_trabalhos_pdfs/gt07_3301_texto.pdf> Acesso em: 8 maio 2015.
SMOLKA, A. L. B. Estatuto de sujeito, desenvolvimento humano e teorização sobre a criança. In: FREITAS, M. C. de; KUHLMANN JR. M. Os intelectuais na história da infância. São Paulo: Cortez, 2002.
SOUZA, M. M. S. de. Qualidade na Educação Infantil: o olhar da criança sobre a pré-escola. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação, UFC, Fortaleza, 2006.
VASCONCELOS, V. M. R. de. Infância e Psicologia – Marcos teóricos da compreensão do desenvolvimento da criança pequena. In: SARMENTO, M.; GOUVEA, M. C. S. de (Orgs.). Estudos da infância. Educação e práticas sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
______ . A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
______ . Psicologia pedagógica, São Paulo: Martins Fontes, 2001.
WALLON, H. As origens do pensamento na criança. São Paulo: Manole, 1989.
______ . As origens do caráter na criança. São Paulo: Nova Alexandria, 1995.
______ . A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.