Abracadabra: o encontro de bebês e crianças pequenas com música

Autores

  • Dulcimarta Lemos Lino UNISC - Universidade de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i3.9685

Resumo

O presente ensaio pretende aproximar professores de bebês e crianças pequenas à potência da narratividade sonora infantil. Ao compreender a infância como o tempo de entrar em linguagem e a música das crianças como o barulhar, a presente investigação está sendo desenvolvida como um estudo de caso. Na forma de retratos sonoros, a pesquisa apresenta as interrogações escutadas ao acompanhar o barulhar de duas crianças no período cronológico entre 8 meses e 3 anos de idade dentro da escola de Educação Infantil. Os resultados constituídos até o momento sublinham a disponibilidade e a simpatia dos bebês e das crianças pequenas para o fazer coletivo, seu apetite por ruído e a destacada possibilidade de escuta.

Palavras-chave: Educação musical; bebês e crianças pequenas; musicalização infantil; música na educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Infancia e Historia: ensayo sobre la destrucción de la experiência. 5 ed. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2011.

BARROS, Manoel de. Livro sobre Nada. Rio de Janeiro: Record, 2001.

BACHELARD, Gaston. A dialética da duração. São Paulo: Ática, 1988.

______ . O direito de sonhar. São Paulo: Difel, 1994.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor e por força: rotinas na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BERLE, Simone. Infância e Linguagem: educar os começos. Dissertação de Mestrado. Programa de Educação, Mestrado em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, 2013.

BOURHNEIN, Gerd. Metafísica e finitude. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.

BRITO, Teça Alencar de. Koellreuter educador: o humano como objetivo da educação musical. São Paulo: Petrópolis, 2001.

BRITO, Teca Alencar de. Quantas músicas tem a música? São Paulo: Peirópolis, 2009.

______ . Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.

CAMPBELL, Patricia S. Songs in their heads. New York: Oxford University Press, 1998.

COUTO, Mia. Repensar o pensamento, redesenhando fronteiras. In: Cassiano Elek Machado (Org). Pensar a cultura. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2013. p. 195-206. (Série Fronteiras do Pensamento).

CUNHA, Sandra Mara da. Eu canto pra você: saberes musicais de professores da pequena infância. São Paulo, 2014. 168p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2014. 168p.

CRUCES, Francisco. Las culturas musicales: lecturas de etnomusicologia. Madrid: Edição Trotta, 2001.

DALLARI, Marco. In una notte di luna vuota: educare pensieri metaforici, laterali, impertinenti. Gardolo (TN): Edizioni Erickson, 2008.

DELALANDE, Francois. La música es un juego de ninõs. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1995.

GALEANO, Eduardo. El viaje de la palavra. In: ______ . Los hijos de los días. Buenos Aires: Siglo XXI, 2012.

GAMES, Luis. El arte del ruido. Barcelona: Ediciones Alpha Decay, 2012.

GISMONTI, Egberto. Exercício de fé. In: PERDIGAO, Andréa Bomfim. Sobre o silêncio. São Paulo: Editora Pulso, 2005.

HARGREAVES, David; GALTON, M. Aesthetic learning: psychological theory and education practice. National Society for the Study of Education Yearbook on the arts in education, Chicago, p. 24-50, 1992.

ILARI, Beatriz. Desenvolvimento musical das crianças brasileiras. In: CHUEKE, Zélia. (Org.). Brasil Musical. Curitiba: Editora DeArtes, 2006, p.79-106.

LAROSSA, Jorge. La experiencia de la lectura: estudios sobre literatura y formación. Barcelona: Laertes, 1996.

LINO, Dulcimarta Lemos. Barulhar: a escuta sensível da música nas culturas da infância. Porto Alegre, 2008. 392 f. Tese (Doutorado em Educação) – UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

______ . Corpos no som: ensaios de escuta. In: CAMARGO, Ieda (Org.). Escola hoje [recurso eletrônico] quem te define? Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2014. p. 63-75. Disponível em: < http://www.unisc.br/edunisc >. Acesso em: 23 jun. 2015.

MERLEAU-PONTY, Maurice. A linguagem indireta e as vozes do silêncio. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

______ . O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 1999.

MESCHONNIC, Henri. Linguagem: ritmo e vida. Belo Horizonte: Fale/UFMG, 2006.

MORIN, Edgar. O método I: a natureza da natureza. Lisboa: Europa-América, 2002.

MURILLO, Márcia Vilma. Educação das infâncias: as crianças narram sua cidade. Dissertação de Mestrado. Programa de Educação, Mestrado em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, 2013. p.132.

PEREIRA, Maria Amélia Pinho. Casa Redonda: uma experiência em educação. São Paulo: Livre Conteúdo, 2013.

PIRES, Maria Cristina de Campos. O som como linguagem e manifestação da primeira infância. Revista Pátio Educação Infantil, Porto Alegre: UFRGS, Ano III, n. 8, jul/out 2005. Disponível em: < http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/15658 >. Acesso em: 03 abr. 2011.

RICHTER, Sandra Regina Simonis. A dimensão ficcional da arte na educação da infância. Tese de Doutorado, FACED-UFRGS, Porto Alegre, 2005. 289 p.

______ . Criança e Pintura: ação e paixão do conhecer. Porto Alegre: Editora Mediação, 2008.

STAKE, R. E. The case study method in social inquiry. Education Researcher, v.7, n.2, p.5-8, 1978.

STEINER, George. Gramática da criação. São Paulo: Globo, 2003.

SWANWICK, K.; TILMANN, D. Discovering Music. Londres: Batsford, 1996.

TATIT, Luiz. Todos entoam: Ensaios, conversas e canções. São Paulo: Publifolha, 2007.

WISNIK, José Miguel. Sem receita. São Paulo: Publifolha, 2004.

YIN, R. K. Case study research design and methods. London: Sage, 1984.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a literatura medieval. São Paulo: Cia. das Letras, 1993.

______ . Tradição e esquecimento. São Paulo: Hucitec, 1997a.

______ . Introdução à poesia oral. São Paulo: Hucitec, 1997b.

______ . Performance, recepção e leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Downloads

Publicado

25-08-2015

Como Citar

Lino, D. L. (2015). Abracadabra: o encontro de bebês e crianças pequenas com música. Eventos Pedagógicos, 6(3), 116–131. https://doi.org/10.30681/reps.v6i3.9685