A vida cotidiana na Educação Infantil: da ação reflexiva às minúcias da prática educativa

Autores

  • Altino José Martins Filho UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i3.9687

Resumo

O artigo apresenta resultados de pesquisa realizada numa instituição de educação infantil na região da Grande Florianópolis/SC. O estudo descreve e analisa as diferentes minúcias da vida cotidiana no exercício da docência. Na pesquisa estreitou-se elos entre a Pedagogia da Infância e a Sociologia do Cotidiano, buscando interfaces interdisciplinares de modo compreender a docência como atividade reflexiva. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com registros escritos e fotográficos. A principal contribuição situa-se na compreensão que a ação reflexiva em torno das diferentes minúcias da vida cotidiana, possibilita entender a complexidade da própria vida vivida no coletivo da instituição educativa.

Palavras-chave: Educação infantil; docência; professora de educação infantil; vida cotidiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Tempo para viver o cotidiano. Revista Pátio, Porto Alegre, RS, ano x, n. 32, p. 08-11, jul/set. 2012.

______ . Práticas cotidianas na Educação Infantil: orientações curriculares. Brasília: MEC, 2009.

______ . Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2009.

CAMPOS, Maria Malta. Infância como construção social: contribuições do campo da pedagogia. In: VAZ, Alexandre Fernandez; MOMM, Carolina Machado (Orgs.). Educação Infantil e Sociedade: questões contemporâneas. Nova Metrópolis: Nova Harmonia, 2012. cap. 1, p. 11-20.

DAY, Christopher. A paixão pelo ensino. Tradução de Assunção Flores e Elodie Martins. Porto: Porto Editora, 2004.

______ . Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001.

DAUSTER, Tânia. Um outro olhar: entre a antropologia e a educação. In: Gusmão, Neusa M. M. de (org). Antropologia e educação: interfaces do ensino e da pesquisa. Cadernos CEDES, ano XXIII, São Paulo, n. 43, dez. 1997.

FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Educação Pré-Escolar e Cultura. 2. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp; São Paulo: Cortez, 1993.

GIDDENS, Anthony. Dualidade da Estrutura: agencia e estrutura. Porto: Celta, 2000.

______ . As conseqüências da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995.

GOMES, Marineide de Oliveira. A formação de professores na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2009.

GEERTZ, Cliffort. A interpretação das culturas. São Paulo: Guanabara Koogan, 1989.

HARGREAVES, Andy. Profesorado, cultura y postmodernidad: cambian los tiempos, cambia el profesorado. Madrid: Morata, 1998.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

KUHLMANN JR., Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.

LÚDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1996.

MARTINS FILHO, Altino José; PRADO, Patrícia Dias. Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. São Paulo: Autores Associados, 2011.

______ et al. Infância plural: crianças do nosso tempo. Porto Alegre: Mediação, 2006.

______ (Org.). Criança pede respeito: a ação educativa na creche e na pré-escola. Porto Alegre: Mediação, 2015.

______ ; DELGADO, Ana Cristina Coll (Orgs.). Dossiê: Bebês e Crianças Bem Pequenas em Contexto Coletivo de Educação. Revista Pro-Posições, Faculdade de Educação. UNICAMP. Campinas, SP, v. 24, n. 3 (72), set,/dez. 2013. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/pp/v24n3/02 >.

______ . Minúcias da vida cotidiana no fazer-fazendo da docência na educação infantil. 2013. 305 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, RS, 2013.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia et al. Pedagogia(s) da Infância: dialogando com o passado construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.

PAIS, José Machado. Vida Cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo: Cortez, 2003.

______ . Sociologia da Vida Cotidiana: teoria, métodos e estudos de caso. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2002.

RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

ROCHA, Eloisa Acires Candal. A pesquisa em Educação Infantil no Brasil: trajetória recente e perspectiva de consolidação de uma Pedagogia da Educação Infantil. Florianópolis: UFSC, Centro de Ciências da Educação, Núcleo de Publicações, 1999.

SANTOS, Boaventura Sousa. A Globalização e as Ciências sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa, Antônio. “Os professores e sua formação”. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997.

______ . Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Rio de Janeiro: PUC, 2002.

VASCONCELOS, Teresa Maria Sena de. Ao redor da mesa grande: a prática educativa de Ana. Tradução: Ana Maria Chaves. Portugal: Porto Editora – LDA, 1997.

Downloads

Publicado

25-08-2015

Como Citar

Martins Filho, A. J. (2015). A vida cotidiana na Educação Infantil: da ação reflexiva às minúcias da prática educativa. Eventos Pedagógicos, 6(3), 176–189. https://doi.org/10.30681/reps.v6i3.9687