Práticas pedagógicas na Educação Infantil: o desafio de compreender o desenvolvimento integral das crianças na constituição de uma “Rede de Significações”

Autores

  • Jaqueline Pasuch UNEMAT- Universidade do Estado do Mato Grosso
  • Andréia Modanese UNEMAT- Universidade do Estado do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i3.9688

Resumo

Neste artigo discutimos alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida durante o Curso de Mestrado em Educação (UNEMAT, 2015) que teve como objetivo constituir uma “Rede de Significações – RedSig ” (M. C. ROSSETTI–FERREIRA; K. S. AMORIM; A. P. S. SILVA; A. M. A.CARVALHO) a respeito das práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças de 3 a 4 anos de uma instituição da rede pública de Sinop/MT. A pesquisa evidenciou a dicotomia existente nos princípios educar/cuidar, as ações dos adultos que privilegiam os tempos rotineiros centrados nas necessidades adultas em detrimento a centralidade das crianças no processo pedagógico As práticas pedagógicas vivenciadas com as crianças revelam a falta de investimentos e ações efetivas nesse campo por parte do poder público, assim como a definição de concepções de criança, infância e educação infantil articuladas às práticas pedagógicas embora apresente aspectos importantes deste momento de transição entre o assistencialismo e a educação infantil.

Palavras-chave: Educação infantil; práticas pedagógicas; crianças; RedSig.

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Publicado

25-08-2015

Como Citar

Pasuch, J., & Modanese, A. (2015). Práticas pedagógicas na Educação Infantil: o desafio de compreender o desenvolvimento integral das crianças na constituição de uma “Rede de Significações”. Eventos Pedagógicos, 6(3), 43–62. https://doi.org/10.30681/reps.v6i3.9688

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