Alfabetização científica na educação infantil em uma escola do campo

Autores

  • Gisele Carvalho Lomeu UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
  • Fátima Aparecida Da Silva Iocca Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9850

Resumo

A Alfabetização Científica pode ser desenvolvida em diferentes níveis de ensino. Nessa perspectiva, o presente artigo apresenta contribuições das atividades de investigação para o desenvolvimento da alfabetização científica na Educação Infantil,em uma escola do campo do Estado de Mato Grosso.A metodologia apoia-se na abordagem qualitativa de caráter exploratório, cujas atividades desenvolvidas estão fundamentadas na perspectiva da Aprendizagem Significativa. Os principais resultados indicam que as atividades investigativas foram fundamentais para as crianças elaborarem explicações orais mais consistentes em relação aos fenômenos estudados e desenvolverem habilidades cognitivas.

Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Educação do Campo. Práticas Educativas. Ensino por Investigação.

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Biografia do Autor

  • Gisele Carvalho Lomeu, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

    Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI (2014)

    Especialização em Psicopedagogia Clínica, Institucional com ênfase em Educação Especial - AEE, promovido pela coordenação de Pós Graduação Lato- Sensu FBC BRASIL - Faculdade Brasil Central (2015).

    Mestranda do curso de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM, pela Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT em Barra do Bugres - MT. (2016 a 2018)

  • Fátima Aparecida Da Silva Iocca, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
    Graduada em Licenciatura Plena Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso, mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Concursada à vinte e dois anos na Universidade do Estado de Mato Grosso, professora adjunta e exerce o cargo de assessoria da pós graduação stricto sensu. Atua nas áreas de Ciências Biológicas (Biologia Geral e Ecologia) e Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino de Ciências para educação básica; educação ambiental; formação de professores e saúde e ambiente. Representante institucional no Conselho Estadual de Recursos Hídricos e membro do Conselho Editorial da Revista Educação, Cultura e Sociedade. É líder do Grupo de Educação e Gestão Ambiental e docente do quadro permanente do programa de pós graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado

12-12-2016

Como Citar

Alfabetização científica na educação infantil em uma escola do campo. (2016). Eventos Pedagógicos, 7(3), 1402-1414. https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9850

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