Alfabetização científica na educação infantil em uma escola do campo
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9850Resumo
A Alfabetização Científica pode ser desenvolvida em diferentes níveis de ensino. Nessa perspectiva, o presente artigo apresenta contribuições das atividades de investigação para o desenvolvimento da alfabetização científica na Educação Infantil,em uma escola do campo do Estado de Mato Grosso.A metodologia apoia-se na abordagem qualitativa de caráter exploratório, cujas atividades desenvolvidas estão fundamentadas na perspectiva da Aprendizagem Significativa. Os principais resultados indicam que as atividades investigativas foram fundamentais para as crianças elaborarem explicações orais mais consistentes em relação aos fenômenos estudados e desenvolverem habilidades cognitivas.
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Educação do Campo. Práticas Educativas. Ensino por Investigação.
Downloads
Referências
AUSUBEL, D.P. The psychology of meaningful verbal learning. New York, Grune and Stratton, 1963.
BORGES, C.S. RAMOS, A. S. AMORIM, K. P. A importância do ensino de Ciências de forma prática e lúdica na Educação Infantil. Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP). Santa Maria/RS–Brasil 30 de julho a 01 de agosto de 2014
CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Educação. Revista Brasileira de Educação. Nº 22, Jan/Fev/Mar/Abr 2003.
_________, Para que(m) é útil o ensino de ciências. Revista Presença Pedagógica, Belo Horizonte: Dimensão. n. 01. Janeiro/Fevereiro, 1995. 35-44p.
COLINVAUX, D. Ciências e Crianças: delineando caminhos de iniciação às ciências para crianças pequenas. Contrapontos - volume 4 - n. 1 - p. 105-123 - Itajaí, jan./abr. 2004.
LÜDKE, M. A. ANDRÉ, E. D. M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa. Brasília: Editora Universidade De Brasília, c 1999. 130p.
VIEIRA, V. G. PEREIRA, Z. F. Uma Ciência De Cores E Pressão: Experiências Vivenciadas Em Sala De Aula. In: FIPED- Fórum Internacional De Pedagogia, 2012, Parnaíba. Formação De Professores E Práticas Docentes, 2012.
ZÔMPERO, A. F. LABURÚ, C. E. Atividades Investigativas No Ensino De Ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Revista Ensaio. Belo Horizonte, v.13, n.03, p.67-80. set-dez/ 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.