A leitura na escola do meio rural: um estudo em Nova Canaã
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9854Resumo
Este estudo é parte doTrabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia para Educadores do Campo da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Sinop. Objetiva compreender como é o trabalho no processo de leitura e utilização da biblioteca numa escola do campo do município de Nova Canaã do Norte-MT. A pesquisa ocorreu entre os meses de fevereiro a maio de 2015. Fundamenta-se na legislação e em autores que discutem a temática leiturae biblioteca na escola. Foram entrevistadas crianças dos anos iniciais do ensino fundamental,pais,direção, professores e funcionários da escola. Observou-se que, em relação a leitura, na escola em estudo esse aspecto ainda merece atenção.
Palavras-chave: leitura; biblioteca; meio rural.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
ANTUNES, Wanderley. A. Bibliotecas escolares: curso de capacitação do professor regente de biblioteca. Brasília: CORBI, 1993.
BARRETO, Ivana. A importância do processo de formação de leitores para o campo da comunicação social. Contemporânea. 2008. Disponível em:
http://www.contemporanea.uerj.br/pdf/ed_10/contemporanea_n10_ivana_barreto.pdf. Acesso: 24/03/2015.
BRAGGATTO, Filho Paulo. Pela leitura literária na escola de 1ºgrau. São Paulo (SP): Ática, 1995.
BRASIL. Lei nº 12.244/10 de 24 de Maio de 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010. Acesso: 07/09/2015.
CAMPELLO, Bernardete. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte (MG): Autêntica, 2002.
CASTRO FILHO, Claudio Marcondes de; ROMÃO, Lucília Maria Sousa. Livros-Ninhos e Leitores-Passarinhos: outros sentidos de documento. In: CRIPPA, Giulia; MOSTAFA, Solange Puntel. Ciência da Informação e Documentação. Campinas: Alínea, 2011. CORTE.
CELLA-SILVA, Ivone. “PREFIRO FICAR EM CASA”: a reprodução do capital e o atendimento escolar de populações rurais a partir de Sinop-MT. 2014. (Tese de Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás).
CORRÊA, Elisa Cristina Delfini; e outros. Bibliotecário escolar: um educador? Revista. ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 7, n. 1, 2002, p. 107-123.
COSTA, Jéssica Fernandes. O papel da biblioteca escolar no processo de ensino - aprendizagem. Universidade de Brasília (UnB) Faculdade de Ciência da Informação (FCI) Curso de Graduação de Biblioteconomia (BIB). Brasília, 2013.
GEBE, Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar. Parâmetros para bibliotecas escolares: Biblioteca Escolar como espaço de produção do conhecimento. Universidade Federal de Minas Gerais. 2010.
IBGE. Censo Escolar. Disponível em http://portal.mec.gov.br-dados-censo-2015-11-02. Acesso em 10 de julho 2015.
LÜDKE, Menga & ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
QUINHÕES, Maura Esandola Tavares. Biblioteca escolar: sua importância e seu espaço no sistema educacional do Estado do Rio de Janeiro. In: VIANNA, Márcia Milton; CAMPELLO, Bernadete; MOURA, Victor Hugo Vieira. Biblioteca escolar: espaço de ação pedagógica. Belo Horizonte: EB/UFMG, 1999. p. 178-182. Seminário promovido pela Escola de Biblioteconomia da UFMG e Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais, 1998.
MAYRINK, Paulo Tarcísio. Diretrizes para a Formação de Coleções de Bibliotecas Escolares. In: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, 16., 1991, Salvador. Anais... Salvador: Associação Profissional dos Bibliotecários do Estado da Bahia, 1991. 2 v., v1. p.304-314.
MATO GROSSO. Portaria nº. 584/10/GS. SEDUC – MT, 2010.
PERUCCHI, Valmira. A importância da biblioteca nas escolas públicas Municipais de Criciúma. Santa Catarina. Revista ACB: Biblioteconomia Em Santa Catarina. Florianópolis, V. 4, N. 4, 1999. Disponível: file:///C:/Users/Cristina/Downloads/Revista_ACB.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. A produção da leitura na escola: Pesquisas x Propostas. 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 2002.
VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler: e formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Qualitymark/Dunya,1999.
YUNES, Eliana; OSWALD, Maria Luiza (Orgs.). A experiência da leitura. São Paulo: Loyola, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.