O currículo e suas inquietações no campo: uma análise a proposta curricular da Escola Municipal São Manuel em Colorado do Norte - Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9862Resumo
Neste artigo propõe-se analisar a proposta curricular de ensino nas escolas rurais/do campo no município de Nova Canaã do Norte-MT, no Distrito Colorado do Norte. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, com opção metodológica pelo estudo de caso. Envolveu pais, alunos e administrativos. A organização do currículo das escolas do campo se dá de forma vertical e fragmentada, sem a preocupação com o aprofundamento do saber escolar e sem a articulação com os saberes sociais produzidos pelos alunos. Que essa discussão suscite provocações em torno da construção de políticas públicas voltadas para o campo.
Palavras-chave: currículo; educação do campo; políticas públicas.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de; SOUZA, Rosana Ramos de. Currículo e diversidade cultural: origem de conflitos no ambiente escolar. RELEM – Revista Eletrônica Mutações, janeiro –julho, 2014.
ARROYO, Miguel Gonzales. Educandos e educadores, seus direitos e o currículo. In: BRASIL, Ministério da Educação (MEC). Indagações sobre o currículo do ensino fundamental. 2007.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96. Brasília/DF, 1996.
ESCOLA MUNICIPAL SÃO MANUEL. Projeto Político Pedagógico. Nova Canaã do Norte, MT, 2015.
FERNANDES, Bernardo Mançano. Por uma educação do campo. In: A educação básica e o movimento social do campo. Brasília: UnB, 1999. pp. 53-70.
MATO GROSSO. RESOLUÇÃO Nº 257/06-CEE/MT. Dispõe sobre a Implantação do Ensino. Fundamental para Nove Anos de duração, no. Sistema Estadual de Educação. Disponível em: http://www.seduc.mt.gov.br/educadores/Documents/Pol%C3%ADticas%20Educacionais/Superintend%C3%AAncia%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20B%C3%A1sica/Coordenadoria%20de%20Ensino%20Fundamental/Resolu%C3%A7%C3%A3o%20257-06%20-%20Ensino%20Fundamental%20de%20Nove%20Anos.pdf. Acesso em: abril de 2016.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da (Orgs.). Currículo, cultura e sociedade. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Currículo, utopia e pós-modernidade. In: MOREIRA, Antônio Flávio B. Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 2000.
NOVA CANAÃ DO NORTE. A história de Nova Canaã do Norte. Disponível em http://www.novacanaadonorte.mt.gov.br/. Acesso em 03/09/15.
_________. Plano Municipal de Nova Canaã. Secretaria Municipal de Educação. 2015.
______. Lei Nº 776/2010. dispõe sobre o Estatuto e Plano de Cargo, Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação Básica do Município e Anexo I – Professores, da Lei Municipal nº. 1014/2015, de 09 de fevereiro de 2015.
PERIPOLLI, Odimar João. Expansão do capitalismo na Amazônia norte mato-grossense: a mercantilização da terra e da escola. UFRGS, Porto Alegre/RS, 2008. Tese de Doutorado.
RIBEIRO, Maria Luísa Santos. História da Educação Brasileira: a organização escolar. 13 ed. Campinas: Autores Associados, 1993.
SABAINI, Selma Maria Garcia/2007. Porque estudar currículo e teorias de currículo: proposta de estudo para reunião pedagógica. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/md_selma_maria_garcia_sabaini.pdf. Acesso em jan de 2015.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
SILVA, Maria do Socorro. Reflexões sobre currículo e educação do campo. In: RECK, Jair. Novas perspectivas para educação do campo em Mato Grosso, contexto e concepções: (RE) significando a aprendizagem e a vida. Cuiabá/MT. Defanti, 2007.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Escola, currículo e ensino. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; CARDOSO, Maria Helena Fernandes. (Org.) Escola Fundamental: currículo e ensino. Campinas – SP: Papirus, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.