O currículo e suas inquietações no campo: uma análise a proposta curricular da Escola Municipal São Manuel em Colorado do Norte - Mato Grosso

Autores

  • Laelson dos Santos Silveira Escola municipal São Manuel/Nova Canaã do Norte/MT
  • Odimar João Peripolli Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9862

Resumo

Neste artigo propõe-se analisar a proposta curricular de ensino nas escolas rurais/do campo no município de Nova Canaã do Norte-MT, no Distrito Colorado do Norte. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, com opção metodológica pelo estudo de caso. Envolveu pais, alunos e administrativos. A organização do currículo das escolas do campo se dá de forma vertical e fragmentada, sem a preocupação com o aprofundamento do saber escolar e sem a articulação com os saberes sociais produzidos pelos alunos. Que essa discussão suscite provocações em torno da construção de políticas públicas voltadas para o campo.

Palavras-chave: currículo; educação do campo; políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laelson dos Santos Silveira, Escola municipal São Manuel/Nova Canaã do Norte/MT

Professor da Escola Municipal São Manuel/Nova Canaã do Norte/MT - Graduado em Pedagogia

Odimar João Peripolli, Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, Mato Grosso

Possui graduação em Estudos Sociais pela Escola Superior de Estudo Sociais (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop e atua no Mestrado em Educação PPGEdu/Unemat, na linha de pesquisa Educação e Diversidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: reforma agrária, educação, assentamento, educação rural/do campo e escola do campo. Participa do Grupo de pesquisa MOPEC/Unemat/Sinop.

Referências

ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de; SOUZA, Rosana Ramos de. Currículo e diversidade cultural: origem de conflitos no ambiente escolar. RELEM – Revista Eletrônica Mutações, janeiro –julho, 2014.

ARROYO, Miguel Gonzales. Educandos e educadores, seus direitos e o currículo. In: BRASIL, Ministério da Educação (MEC). Indagações sobre o currículo do ensino fundamental. 2007.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96. Brasília/DF, 1996.

ESCOLA MUNICIPAL SÃO MANUEL. Projeto Político Pedagógico. Nova Canaã do Norte, MT, 2015.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Por uma educação do campo. In: A educação básica e o movimento social do campo. Brasília: UnB, 1999. pp. 53-70.

MATO GROSSO. RESOLUÇÃO Nº 257/06-CEE/MT. Dispõe sobre a Implantação do Ensino. Fundamental para Nove Anos de duração, no. Sistema Estadual de Educação. Disponível em: http://www.seduc.mt.gov.br/educadores/Documents/Pol%C3%ADticas%20Educacionais/Superintend%C3%AAncia%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20B%C3%A1sica/Coordenadoria%20de%20Ensino%20Fundamental/Resolu%C3%A7%C3%A3o%20257-06%20-%20Ensino%20Fundamental%20de%20Nove%20Anos.pdf. Acesso em: abril de 2016.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da (Orgs.). Currículo, cultura e sociedade. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Currículo, utopia e pós-modernidade. In: MOREIRA, Antônio Flávio B. Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 2000.

NOVA CANAÃ DO NORTE. A história de Nova Canaã do Norte. Disponível em http://www.novacanaadonorte.mt.gov.br/. Acesso em 03/09/15.

_________. Plano Municipal de Nova Canaã. Secretaria Municipal de Educação. 2015.

______. Lei Nº 776/2010. dispõe sobre o Estatuto e Plano de Cargo, Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação Básica do Município e Anexo I – Professores, da Lei Municipal nº. 1014/2015, de 09 de fevereiro de 2015.

PERIPOLLI, Odimar João. Expansão do capitalismo na Amazônia norte mato-grossense: a mercantilização da terra e da escola. UFRGS, Porto Alegre/RS, 2008. Tese de Doutorado.

RIBEIRO, Maria Luísa Santos. História da Educação Brasileira: a organização escolar. 13 ed. Campinas: Autores Associados, 1993.

SABAINI, Selma Maria Garcia/2007. Porque estudar currículo e teorias de currículo: proposta de estudo para reunião pedagógica. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/md_selma_maria_garcia_sabaini.pdf. Acesso em jan de 2015.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

SILVA, Maria do Socorro. Reflexões sobre currículo e educação do campo. In: RECK, Jair. Novas perspectivas para educação do campo em Mato Grosso, contexto e concepções: (RE) significando a aprendizagem e a vida. Cuiabá/MT. Defanti, 2007.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Escola, currículo e ensino. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; CARDOSO, Maria Helena Fernandes. (Org.) Escola Fundamental: currículo e ensino. Campinas – SP: Papirus, 1991.

Downloads

Publicado

12-12-2016

Como Citar

Silveira, L. dos S., & Peripolli, O. J. (2016). O currículo e suas inquietações no campo: uma análise a proposta curricular da Escola Municipal São Manuel em Colorado do Norte - Mato Grosso. Eventos Pedagógicos, 7(3), 1459–1483. https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9862

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)