O currículo e suas inquietações no campo: uma análise a proposta curricular da Escola Municipal São Manuel em Colorado do Norte - Mato Grosso

Autores

  • Laelson dos Santos Silveira Escola municipal São Manuel/Nova Canaã do Norte/MT
  • Odimar João Peripolli Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9862

Resumo

Neste artigo propõe-se analisar a proposta curricular de ensino nas escolas rurais/do campo no município de Nova Canaã do Norte-MT, no Distrito Colorado do Norte. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, com opção metodológica pelo estudo de caso. Envolveu pais, alunos e administrativos. A organização do currículo das escolas do campo se dá de forma vertical e fragmentada, sem a preocupação com o aprofundamento do saber escolar e sem a articulação com os saberes sociais produzidos pelos alunos. Que essa discussão suscite provocações em torno da construção de políticas públicas voltadas para o campo.

Palavras-chave: currículo; educação do campo; políticas públicas.

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Biografia do Autor

  • Laelson dos Santos Silveira, Escola municipal São Manuel/Nova Canaã do Norte/MT
    Professor da Escola Municipal São Manuel/Nova Canaã do Norte/MT - Graduado em Pedagogia
  • Odimar João Peripolli, Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, Mato Grosso
    Possui graduação em Estudos Sociais pela Escola Superior de Estudo Sociais (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop e atua no Mestrado em Educação PPGEdu/Unemat, na linha de pesquisa Educação e Diversidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: reforma agrária, educação, assentamento, educação rural/do campo e escola do campo. Participa do Grupo de pesquisa MOPEC/Unemat/Sinop.

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Publicado

12-12-2016

Como Citar

O currículo e suas inquietações no campo: uma análise a proposta curricular da Escola Municipal São Manuel em Colorado do Norte - Mato Grosso. (2016). Eventos Pedagógicos, 7(3), 1459-1483. https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9862

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