Práticas pedagógicas na alfabetização de uma turma multisseriada no campo
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9867Resumo
Este artigo tem por objetivo refletir a respeito das práticas pedagógicas de alfabetizaçãode uma turma multisseriada no campo, onde as crianças da respectiva turma são considerados sujeitos históricos e de direitos. A metodologia de pesquisa qualitativa teve como procedimentos a escuta das falas, hipóteses, estratégias de aprendizagens das crianças, as quais possibilitaram a reflexão a respeito da trajetória profissional e acadêmica da professora-pesquisadora. Os estudos de Paulo Freire, Magda Soares, Mônica Molina, dentre outros, nos possibilitaram destacar que as crianças do campo necessitam que se articulem os saberes da vida coletiva do campo no processo de alfabetização. A formação docente na especificidade da educação do campo precisa ser considerada nas políticas públicas.
Palavras-chave: educação do campo; alfabetização; turma multisseriada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.