Práticas pedagógicas na alfabetização de uma turma multisseriada no campo

Autores

  • Rosilda Ribeiro Chagas
  • Jaqueline Pasuch

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9867

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir a respeito das práticas pedagógicas de alfabetizaçãode uma turma multisseriada no campo, onde as crianças da respectiva turma são considerados sujeitos históricos e de direitos. A metodologia de pesquisa qualitativa teve como procedimentos a escuta das falas, hipóteses, estratégias de aprendizagens das crianças, as quais possibilitaram a reflexão a respeito da trajetória profissional e acadêmica da professora-pesquisadora. Os estudos de Paulo Freire, Magda Soares, Mônica Molina, dentre outros, nos possibilitaram destacar que as crianças do campo necessitam que se articulem os saberes da vida coletiva do campo no processo de alfabetização. A formação docente na especificidade da educação do campo precisa ser considerada nas políticas públicas.

Palavras-chave: educação do campo; alfabetização; turma multisseriada.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-12-2016

Como Citar

Chagas, R. R., & Pasuch, J. (2016). Práticas pedagógicas na alfabetização de uma turma multisseriada no campo. Eventos Pedagógicos, 7(3), 1577–1603. https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9867

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)