O ensino de língua inglesa: breve itinerário metodológico
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v8i2.9981Resumo
No ensino de Língua Inglesa, a diversidade metodológica na ação docente implica na necessidade de se ser crítico e em compreendê-la em seus fundamentos e procedimentos. A reflexão sobre as escolhas feitas em sala de aula é um caminho para descortinar esse espaço e alimentar a consciência de que muito se pode fazer para se obter resultados significativos no processo de ensino-aprendizagem. Assim, como exercício crítico de reflexão, o presente estudo busca discutir e apresentar um itinerário de situações de vivência da prática pedagógica no ensino de Língua Inglesa na escola de educação básica.
Palavras-chave: língua inglesa; metodologia; prática pedagógica.
Downloads
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Conhecimentos de Línguas Estrangeiras. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica, 2006.
BRITISH COUNCIL BRASIL. O ensino de Inglês na educação pública brasileira: elaborado com exclusividade para o British Council pelo Instituto de Pesquisas Plano CDE. São Paulo: British Council, 2015. Disponível em: <https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/estudo_oensinodoinglesnaeducacaopublicabrasileira.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2017.
DOMINI, Lívia; PLATERO, Luciana; WEIGEL, Adriana. Ensino de Língua Inglesa. São Paulo: Cengage Learning, 2010. (Coleção Ideias em Ação).
EDUCATION FIRST. EF EPI: Índice de Proficiência em Inglês da EF. Disponível em: <http://mediaefcomstatic-2681.kxcdn.com/__/~/media/centralefcom/epi/downloads/full-reports/v6/ef-epi-2016-portuguese.pdf>. Acesso em: 28 de jul. 2016.
FIGUEREDO, Francisco José Quaresma de. Aprendendo com os erros: uma perspectiva comunicativa de ensino de línguas. 2. ed. rev. amp. Goiânia: Editora da UFG, 2004.
______ (Org.). Formação de professores de línguas estrangeiras: princípios e práticas. Goiânia: Editora da UFG, 2012.
LIMA, Diógenes Cândido de. Inglês em escolas públicas não funciona? Uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola, 2011.
MARTINEZ, Pierre. Didática de línguas estrangeiras. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
MELLO, Heloisa Augusta Brito; DALACORTE, Maria Cristina Faria. A sala de aula de língua estrangeira. 2. rev. amp. Goiânia: Editora da UFG, 2005.
MENEGOLLA, Maximiliano; SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar?: currículo, área, aula. 15. ed. Petropolis, RJ: Vozes, 1991.
MURPHEY, Tim. Music & Song. Hong Kong: Oxford University Press, 1992. (Resource Books for Teachers).
PINHEIRO-MARIZ, Josilene (Org.). Em busca do prazer do texto literário em aula de línguas. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.
RICHARD, Jack C. RODGERS, Theodor S. Approaches and methods in language teaching. 2. ed. New York: Cambridge University Press, 2001. (Cambridge language Teaching Library)
RICHARD, Jack C. O ensino comunicativo e línguas estrangeiras. Tradução de Rosana S. R. Cruz Gouveia. São Paulo: Special Bookk Service, 2006. (Portfólio SBS: reflexões sobre o ensino de idiomas).
SCRIVENER, Jim. Learning teaching: a guidebook for English language teachers. Oxford: Heinemann, 1994.
SILVA, Solimar. Dinâmicas e jogos para aulas de idiomas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
VIAN JR, Orlando. Língua e Cultura. In: ______. Língua e Cultura Inglesa. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.