Jornalistas em formação e o compromisso ético com a verdade diante do fenômeno das fake news

Autores

  • Rosana Alves Alves Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v9i1.3828

Palavras-chave:

Ensino de Jornalismo, Estágio Supervisionado, Ética, Verdade, Fake News.

Resumo

A atividade de ensino relativa a discussão sobre formação em jornalismo; ética; verdade e fake news que norteou esta investigação-ação foi desenvolvida com dez alunos da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Jornalismo (1a fase) da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat. A intervenção em sala de aula considerou os acadêmicos como jornalistas em formação e como tal, sujeitos que necessitam estar atentos as mudanças e desafios da profissão. Os dados recolhidos apontam indicativos avaliativos acerca da formação em jornalismo e sobre os princípios éticos cabíveis aos profissionais da área no sentido de construir pautas comprometidas com a verdade, tornando-se um contraponto às fake news. Permitiu também perceber que os acadêmicos compreendem o valor social do jornalismo e que há inúmeros prejuízos para a sociedade quando o profissional não age a partir de uma conduta ética compromissada com a verdade.

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Biografia do Autor

  • Rosana Alves Alves, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Professora Assistente do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação de Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

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Publicado

2019-09-10

Como Citar

Jornalistas em formação e o compromisso ético com a verdade diante do fenômeno das fake news. (2019). Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 6(1), 100-113. https://doi.org/10.30681/rccs.v9i1.3828

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