METODOLOGIA ATIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: A VISÃO DOS DISCENTES DA SAÚDE SEGUNDO A LITERATURA

Autores

  • Pâmela Alegranci
  • Gleici Filipetto Segato
  • Alexandra Secreti Prevedello

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2017.28.99112

Palavras-chave:

metodologias ativas de ensino- aprendizagem, Problem Based Learnig (PBL), educação médica.

Resumo

A formação dos profissionais médicos exige gradativamente, transformações e mudanças em sua metodologia, com a finalidade de oferecer ao Sistema Único de Saúde, profissionais éticos, políticos, autônomos, humanistas, sensíveis e capazes de compreender o ser humano como um todo, que age de forma preventiva, humanizada, e não só curativa, como priorizavam os métodos tradicionais. As metodologias ativas surgiram com o intuito de formar estes profissionais. Neste processo de aprendizagem, que coloca o aluno no centro da sua busca por conhecimento, a memorização repetitiva dá lugar a memorização compreensiva, com consequente aprendizado significativo. Neste artigo se analisará a atuação da metodologia ativa na graduação médica, com enfoque no Problem Based Learnig (PBL), e se refletirá a respeito do ponto de vista dos discentes em relação às novas metodologias, assim como seu impacto na formação profissional.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

METODOLOGIA ATIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: A VISÃO DOS DISCENTES DA SAÚDE SEGUNDO A LITERATURA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 99–112, 2019. DOI: 10.30681/2178-7476.2017.28.99112. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3911.. Acesso em: 3 jul. 2024.

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