Expectativas dos estudantes do ensino médio público em relação ao acesso e permanência no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2022.38.105122

Palavras-chave:

Estudantes, Classes populares, Ensino Médio público, Acesso e permanência, Ensino Superior

Resumo

Objetiva analisar as expectativas e dificuldades dos estudantes do Ensino Médio público em relação ao acesso e permanência no ensino superior. De caráter quali-quantitativo, a pesquisa ocorreu a partir da aplicação de questionário com 27 perguntas, em três turmas da 3ª série do ensino médio, nos turnos diurno e noturno. O total de participantes foram 67 alunos, o que corresponde a cerca de 80% dos discentes que estavam frequentando as aulas. Quando o aluno do ensino público escolhe pela continuidade dos estudos, ele encontra algumas barreiras como: desconhecimento de políticas de acesso e permanência, despreparo para realização de vestibulares/ENEM, falta de condição financeira para continuação dos estudos. Para que essas condições sejam sanadas, é preciso melhorar a qualidade do ensino no nível médio, bem como manter e propagar as condições de acesso e permanência.

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Biografia do Autor

  • ILMA MARIA FERNANDES SOARES, Universidade do Estado da Bahia
    Ilma Maria Fernandes Soares Doutora em Educação e Contemporaneidade.  Professora Adjunta da UNEB - Universidade do Estado da Bahia  
  • MAIQUE DOS SANTOS, Universidade do Estado da Bahia

    Licenciado em Educação Física pela UNEB, DCH4, ; Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Docência e Discência Universitária na Contemporaneidade, UNEB, Professor de Educação Física. Ex-bolsista de Iniciação Científica, PICIN-UNEB. 

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Publicado

2023-04-17

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

Expectativas dos estudantes do ensino médio público em relação ao acesso e permanência no ensino superior. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 105–122, 2023. DOI: 10.30681/21787476.2022.38.105122. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/6409.. Acesso em: 3 jul. 2024.

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