A EDUCAÇÃO EM SAÚDE E A BNCC EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2021.35.1533

Palabras clave:

Saúde, Competências socioemocionais, Base Nacional Comum Curricular, Escola Promotora de Saúde

Resumen

A Base Nacional Curricular Comum (2017) inovou ao considerar a saúde socioemocional além da biológica, o que dialoga com o modelo das Escolas Promotoras de Saúde. Todavia, no desenvolvimento do texto, a BNCC enfatiza a saúde física e a discussão sobre as condutas que provocam impactos prejudiciais ao meio ambiente e saneamento básico, na dimensão coletiva, desconsiderando a importância da saúde mental e emocional no contexto educativo. A Pandemia do coronavírus em 2020 evidenciou a importância da educação em saúde, no âmbito individual e coletivo, assim como a relevância da saúde mental no enfrentamento dos novos desafios emergentes. Ainda, o retorno às aulas, diferentemente de outros períodos de férias, após os alunos terem passado por um período de isolamento, talvez sofrido a perda de familiares e/ou amigos, é um cenário de grande desafio, no qual a saúde física e emocional de todos os atores da educação será central, ressaltando a necessidade de uma educação em e para a saúde física e emocional. As leis e diretrizes nacionais, no campo da educação, precisam trazer meios para a construção de competências socioemocionais dos alunos, para que estejam preparados para enfrentar os desafios da escola e da vida.

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Biografía del autor/a

  • Roberto Tadeu Iaochite, UNESP-Rio Claro, SP.
    Doutor – Professor do Departamento de Educação da UNESP-Rio Claro, SP, Brasil. robertoiaochite@gmail.com
  • Elias José de Lima Júnior
    Mestre em Educação – Doutorando em Educação da UNESP-Rio Claro, SP, Brasil.
  • Simone Alves Pedersen

    Mestre em Educação – Doutoranda em Educação da UNESP-Rio Claro, SP, Brasil. 

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Publicado

2021-08-28

Número

Sección

ARTIGO

Cómo citar

A EDUCAÇÃO EM SAÚDE E A BNCC EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 15–33, 2021. DOI: 10.30681/21787476.2021.35.1533. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5752.. Acesso em: 14 nov. 2024.

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