O SUPERVISOR NA ESCOLA REFLEXIVA: GESTÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO
Palavras-chave:
Gestão Escolar, Escola Reflexiva, Equipe Pedagógica, Supervisor Pedagógico, missão da escola.Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a necessidade de pensar uma teoria geral para a escola a partir de seus próprios modelos explicativos. Discute a forma de gestão educacional tendo em vista a escola reflexiva que utiliza a pesquisa-ação enquanto metodologia para a elaboração de seu próprio projeto político-pedagógico. Traz ainda uma discussão sobre equipe pedagógica, supervisão e a presença da teoria e prática no fazer escolar.Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel. Professores Reflexivos numa Escola Reflexiva. 3. ed. São Paulo: Cortez. 2004.
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (org). O sucesso da coordenação pedagógica no Projeto de Classes de Aceleração. In: O Coordenador Pedagógico e o Espaço da Mudança. 3 ed. São Paulo: Loyola. 2003. P. 07-15.
BRANDENBURG, Laude Erandi. Até onde vão os Tentáculos do polvo: construindo a identidade da equipe pedagógica. Trabalho apresentado no Encontro Internacional da SBEC. Construindo a Identidade Latino Americana. PUCRS 10 a 12 de novembro de 2003.
CHRISTOV, Luíza Helena da Silva. Teoria e prática: o enriquecimento da própria experiência. In GUIMARÃES, Ana Archangelo at al. O coordenador pedagógico e a educação continuada. 8 ed. São Paulo: Loyola. 2005. P.31-34.
DINIS, Luis Leandro. Das Teorias das Organizações à Organização das Teorias: Do Mundo da Gestão ao Mundo da Educação. Revista do Fórum Português de Administração Escolar, n° 4, 2004. P. 79-97.
LAROUSE CULTURAL. Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Nova Cultural. 1992.
RUSSO, Miguel Henrique. Escola e paradigmas de Gestão. ECCOS - Revista Científica. Centro Universitário Nove de Julho. Vol. 6, n° 1, jun. 2004. P. 25-42.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".