INTERFACE ENTRE A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E A COMUNICAÇÃO EM MUSEUS, EM REVISTAS E NA ARTE

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização científica, Letramento científico, Divulgação científica

Resumo

Os primeiros trabalhos brasileiros a usarem a noção de alfabetização científica começam a aparecer nos anos 1990, ao mesmo tempo em que se consolida nos estudos da linguagem a noção de letramento. O termo derivado, letramento científico, só começa a ser usado nas pesquisas sobre ensino de ciências na década seguinte. O objetivo deste artigo é apresentar um panorama dos trabalhos brasileiros sobre alfabetização científica e sobre letramento científico, publicados entre 2000 e 2019, que estabelecem uma relação entre o ensino de ciências e a divulgação científica feita através da comunicação em museus, em revistas e na arte. Foi feita uma busca por alfabetização científica e letramento científico em bases de dados internacionais e, nos trabalhos encontrados, realizou-se, com o apoio da Análise de Conteúdo, a leitura dos títulos, resumos e palavras-chave, para verificar aqueles que faziam interface com a divulgação científica. Surgiram cinco categorias: divulgação científica em geral, revistas de divulgação científica, espaços não formais de ensino em geral, museus de ciência e manifestações artísticas. Entre os resultados, podemos apontar que os espaços não formais de ensino se destacam nos trabalhos sobre alfabetização científica e que as revistas de divulgação científica se destacam nos trabalhos sobre letramento científico.

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Biografia do Autor

  • Rodrigo Bastos Cunha, Universidade Estadual de Campinas

    Graduou-se em Lingüística (2001) e obteve especialização em Jornalismo Científico (2002) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e os títulos de mestre em Comunicação Social (2005) pela Universidade Metodista de São Paulo e de doutor em Linguística Aplicada (2009) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é pesquisador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professor credenciado junto aos cursos de pós-graduação Lato Sensu em jornalismo científico e junto ao programa do mestrado em divulgação científica e cultural, ambos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem experiência nas áreas de Comunicação, Linguística e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, divulgação científica, educação, linguagem, análise de discurso e internet.

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Publicado

21/12/2022

Como Citar

INTERFACE ENTRE A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E A COMUNICAÇÃO EM MUSEUS, EM REVISTAS E NA ARTE. (2022). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 12(2). https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/10490

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