INTERFACE ENTRE A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E A COMUNICAÇÃO EM MUSEUS, EM REVISTAS E NA ARTE
Palavras-chave:
Alfabetização científica, Letramento científico, Divulgação científicaResumo
Os primeiros trabalhos brasileiros a usarem a noção de alfabetização científica começam a aparecer nos anos 1990, ao mesmo tempo em que se consolida nos estudos da linguagem a noção de letramento. O termo derivado, letramento científico, só começa a ser usado nas pesquisas sobre ensino de ciências na década seguinte. O objetivo deste artigo é apresentar um panorama dos trabalhos brasileiros sobre alfabetização científica e sobre letramento científico, publicados entre 2000 e 2019, que estabelecem uma relação entre o ensino de ciências e a divulgação científica feita através da comunicação em museus, em revistas e na arte. Foi feita uma busca por alfabetização científica e letramento científico em bases de dados internacionais e, nos trabalhos encontrados, realizou-se, com o apoio da Análise de Conteúdo, a leitura dos títulos, resumos e palavras-chave, para verificar aqueles que faziam interface com a divulgação científica. Surgiram cinco categorias: divulgação científica em geral, revistas de divulgação científica, espaços não formais de ensino em geral, museus de ciência e manifestações artísticas. Entre os resultados, podemos apontar que os espaços não formais de ensino se destacam nos trabalhos sobre alfabetização científica e que as revistas de divulgação científica se destacam nos trabalhos sobre letramento científico.
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