As perspectivas e os desafios da Educação de Jovens e Adultos da Escola Nova Chance do Sistema Penitenciário de Sinop
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v8i2.10011Resumo
Este artigo tem por finalidade compreender o contexto educacional da Escola Nova chance anexada dentro do Sistema Penitenciário “Ferrugem” de Sinop. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, através de entrevistas realizadas com professores, orientadora pedagógica, coordenadora pedagógica da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos e alunos/reeducandos. Buscou-se analisar de que forma ocorrem as práticas pedagógicas docentes, como também os maiores desafios e as perspectivas dos alunos presos acerca do ensino. Como aporte teórico utilizou-se os autores Paulo Freire, Helenice, Joviano Roque Faria e Helenice Maria Cammarosano Onofre. Os resultados apontam que a educação oferecida dentro do sistema penitenciário Ferrugem vem trazendo mudanças psicológicas e de comportamento, além de promover reflexão e criticidade aos reeducandos.
Palavras-chave: educação; sistema penitenciário; educação de jovens e adultos; reeducando.
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