A contextualização no ensino de matemática: o ensino nas séries iniciais

Autores

  • Jessica Fernanda da Silva e Sousa

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v8i2.10015

Resumo

Este trabalho tem por finalidade analisar como são as aulas de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como base teórica a Etnomatemática fundamentada em Ubiratan D’ Ambrosio, Susana da Silva Fernandes e Nilce Fátima Scheffer. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do segundo, terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública com aproximadamente 1500 alunos, localizada no município de Sinop / Mato Grosso. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa de cunho social, adotando somente a observação participante para o desenvolvimento do trabalho de campo, devido à complexidade do tema proposto. Conclui-se que o ensino de matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, necessita ser repensado, em função do fato de predominar uma imagem negativa dessa disciplina no âmbito escolar.

Palavras-chave: matemática; ensino fundamental; alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-12-2017

Como Citar

Sousa, J. F. da S. e. (2017). A contextualização no ensino de matemática: o ensino nas séries iniciais. Eventos Pedagógicos, 8(2), 828–846. https://doi.org/10.30681/reps.v8i2.10015