A contextualização no ensino de matemática: o ensino nas séries iniciais
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v8i2.10015Resumo
Este trabalho tem por finalidade analisar como são as aulas de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como base teórica a Etnomatemática fundamentada em Ubiratan D’ Ambrosio, Susana da Silva Fernandes e Nilce Fátima Scheffer. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do segundo, terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública com aproximadamente 1500 alunos, localizada no município de Sinop / Mato Grosso. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa de cunho social, adotando somente a observação participante para o desenvolvimento do trabalho de campo, devido à complexidade do tema proposto. Conclui-se que o ensino de matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, necessita ser repensado, em função do fato de predominar uma imagem negativa dessa disciplina no âmbito escolar.
Palavras-chave: matemática; ensino fundamental; alunos.
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