Revisitando o quase empirismo de Imre Lakatos e refletindo sobre a educação matemática

Autores

  • Virgínia Cardia Cardoso Centro de Matemática, Computação e Cognição - CMCC Universidade Federal do ABC - UFABC Av. dos Estados, 5001, Bloco A, Sala 516-2, CEP 092105-80, Santo André, SP, BR. Fone +55 11 4996-8315

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10085

Resumo

Este artigo retoma estudos das teses racionalista e falibilista desenvolvidas na Filosofia Quase Empirista de Imre Lakatos, considerando suas influências e comentaristas. Discutem-se, aqui, as principais ideias subjacentes aos métodos de Provas e Refutações e Programas de Pesquisa Científica. O objetivo é analisar como as teses lakatosianas inspiraram educadores matemáticos brasileiros, autores de cinco estudos publicados entre 1999 e 2017. A obra de Lakatos contribui para a Educação Matemática, pois oferece um ponto de vista falibilista, crítico ao Formalismo.

Palavras-chave: filosofia da matemática; falibilismo; quase empirismo; provas e refutações; heurística.

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Biografia do Autor

  • Virgínia Cardia Cardoso, Centro de Matemática, Computação e Cognição - CMCC Universidade Federal do ABC - UFABC Av. dos Estados, 5001, Bloco A, Sala 516-2, CEP 092105-80, Santo André, SP, BR. Fone +55 11 4996-8315
    Doutora em Educação (FE- UNICAMP). Professora da Universidade Federal do ABC (UFABC), Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Membro do grupo de pesquisa História, Filosofia e Educação Matemática (HIFEM) e líder do Grupo de Pesquisa em Tendências em Educação Matemática (GPTEMa). Santo André, São Paulo, Brasil.

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Publicado

12-09-2018

Como Citar

Revisitando o quase empirismo de Imre Lakatos e refletindo sobre a educação matemática. (2018). Eventos Pedagógicos, 9(2), 822-846. https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10085