História de vida, história de uma professora: experiências com a formação para o ensino de matemática no Acre e Rondônia (1971-1988)
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10091Resumo
Em busca de perceber a história da formação de professores de matemática no Acre e em Rondônia, numa perspectiva de experiências vivenciadas, foi importante buscar por memórias, sendo que as ações formativas aqui reveladas fazem parte dos processos de formação e como formadora - vividos e narrados - por Maria das Graças Viana de Sousa, entre 1971 e 1988. As fontes de pesquisa foram anotações, documentos de formação e gravações dos relatos da professora, que se constituíram em transcrições e textualizações, levando compreensão de que a formação inicial de professores de matemática no Acre e Rondônia foi marcada por iniciativas pautadas em conteúdos específicos da disciplina, assim como por possibilidades de mudanças a partir dos campos de experiências.
Palavras-chave: formação; professora de matemática; Acre; Rondônia.
Downloads
Referências
ALMEIDA, J.S. Mulher e educação: a paixão pelo possível. São Paulo: 2002.
AMADO, Janaína. O Grande Mentiroso: tradição, veracidade e imaginação em história oral. História. São Paulo, n.14, 1995, p. 125-136.
BURKE, Peter. O que é História Cultural? Trad. Sérgio Goes de Paula – 2. Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. Trad. Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
______. Leituras e leitores na França do Antigo Regime. Trad. Álvaro Lorencini. São Paulo: UNESP, 2003.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: morar, cozinhar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. V. 2.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes do fazer. Petrópolis, Ed. Vozes, 2002.
D’AMBROSIO, Beatriz S. Formação de Professores de Matemática para o Século XXI: o Grande Desafio. Pro-Posições, Vol. 4 Nº 1 [10], março de 1993.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. São Paulo: Summus; Campinas: UNICAMP, 1986.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 13.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FERREIRA, A. C. O trabalho colaborativo como ferramenta e contexto para o desenvolvimento profissional: compartilhando experiências. In: NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A. V. (Org.). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
FIORENTINI, D. LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
FIORENTINI, D.; NACARATO, A. M.; PINTO, A. R. Saberes da experiência docente em Matemática e Educação Continuada. In: Quadrante: Revista teórica e de investigação. Lisboa: APM, 1999.
GARNICA, A. M. A experiência do labirinto: metodologia, história oral e educação matemática. São Paulo: Ed. UNESP, 2008.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Jan/Fev/Mar/Abr, 2002.
LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
NACARATO, A. M..; PAIVA, M. A. V. (Org.). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
SKOVSMOSE, Ole. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Campinas, SP: Papirus, 2008.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.