História de vida, história de uma professora: experiências com a formação para o ensino de matemática no Acre e Rondônia (1971-1988)

Autores

  • Edna Maria Cordeiro Fundação Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10091

Resumo

Em busca de perceber a história da formação de professores de matemática no Acre e em Rondônia, numa perspectiva de experiências vivenciadas, foi importante buscar por memórias, sendo que as ações formativas aqui reveladas fazem parte dos processos de formação e como formadora - vividos e narrados - por Maria das Graças Viana de Sousa, entre 1971 e 1988. As fontes de pesquisa foram anotações, documentos de formação e gravações dos relatos da professora, que se constituíram em transcrições e textualizações, levando compreensão de que a formação inicial de professores de matemática no Acre e Rondônia foi marcada por iniciativas pautadas em conteúdos específicos da disciplina, assim como por possibilidades de mudanças a partir dos campos de experiências.

Palavras-chave: formação; professora de matemática; Acre; Rondônia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edna Maria Cordeiro, Fundação Universidade Federal de Rondônia
    Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Câmpus de Rio Claro. Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Departamento de Ciências da Educação, Curso de Pedagogia, Câmpus de Porto Velho. Porto Velho, Rondônia, Brasil.

Referências

ALMEIDA, J.S. Mulher e educação: a paixão pelo possível. São Paulo: 2002.

AMADO, Janaína. O Grande Mentiroso: tradição, veracidade e imaginação em história oral. História. São Paulo, n.14, 1995, p. 125-136.

BURKE, Peter. O que é História Cultural? Trad. Sérgio Goes de Paula – 2. Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. Trad. Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

______. Leituras e leitores na França do Antigo Regime. Trad. Álvaro Lorencini. São Paulo: UNESP, 2003.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: morar, cozinhar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. V. 2.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes do fazer. Petrópolis, Ed. Vozes, 2002.

D’AMBROSIO, Beatriz S. Formação de Professores de Matemática para o Século XXI: o Grande Desafio. Pro-Posições, Vol. 4 Nº 1 [10], março de 1993.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. São Paulo: Summus; Campinas: UNICAMP, 1986.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 13.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FERREIRA, A. C. O trabalho colaborativo como ferramenta e contexto para o desenvolvimento profissional: compartilhando experiências. In: NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A. V. (Org.). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

FIORENTINI, D. LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

FIORENTINI, D.; NACARATO, A. M.; PINTO, A. R. Saberes da experiência docente em Matemática e Educação Continuada. In: Quadrante: Revista teórica e de investigação. Lisboa: APM, 1999.

GARNICA, A. M. A experiência do labirinto: metodologia, história oral e educação matemática. São Paulo: Ed. UNESP, 2008.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Jan/Fev/Mar/Abr, 2002.

LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

NACARATO, A. M..; PAIVA, M. A. V. (Org.). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

SKOVSMOSE, Ole. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Campinas, SP: Papirus, 2008.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

12-09-2018

Como Citar

História de vida, história de uma professora: experiências com a formação para o ensino de matemática no Acre e Rondônia (1971-1988). (2018). Eventos Pedagógicos, 9(2), 696-716. https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10091