Conexões entre a internacionalização do currículo e a educação para a cidadania global

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10766

Palavras-chave:

Internacionalização do currículo, Educação para cidadania global, Cidadão global

Resumo

Este artigo procura traçar um paralelo entre a Internacionalização do Currículo (IoC) e a Educação para a Cidadania Global (ECG) no que se refere a formação de cidadãos capacitados para atuar em um mundo globalizado e de contribuir para a construção de uma sociedade mais harmoniosa e justa. É uma pesquisa de caráter qualitativo a partir da revisão de literatura acerca da internacionalização do currículo e da educação para cidadania global. Os resultados apontam que a IoC, e a ECG unidas contribuem para a constituição de uma sociedade que possa valorizar a diversidade e a equidade com o propósito de construir uma coletividade mais justa, pacífica e inclusiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jocélia Martins Marcelino, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Doutoranda em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES/PROEX. Mestra em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta. Graduada em Secretariado Executivo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

  • Sirlei de Lourdes Lauxen, Universidade de Cruz Alta

    Doutora em Educação pela UFRGS, com Estágio pós-doutoral em Educação pela UFRGS/UniLisboa. Bolsista PNPD/CAPES. Mestre em Educação pela UPF e Graduada em Pedagogia - Orientação Educacional/Unijuí. Professora do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, Universidade de Cruz Alta.

Referências

CASSOL, Carla Camargo. Proposta de internacionalização do currículo. In: MOROSINI, Marília (Org.) Guia para a internacionalização universitária. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019.

CLIFFORD, Valerie. Exploring internationalization of the curriculum through the lens of global citizenship. In: Luna, José Marcelo F. (Org.) Internacionalização do currículo: educação-interculturalidade-cidadania global. Campinas: Pontes Editores, 2016.

DE WIT, Hans; LEASK, Betty. Internationalization, the curriculum, and the disciplines. International Higher Education. Número 83: Edição especial, 2015.

GACEL-ÁVILA, Jocelyne. The internationalisation of higher education: a paradigm for global citizenry. Journal of Studies in International Education, Vol. 9 No. 2, Summer, 2005. pp. 121-136.

LEASK, Betty. Using Formal and Informal Curricula to Improve Interactions Between Home and International Students. Journal of Studies in International Education. Vol 13, Issue 2, 2009.

LEASK, Betty. Internationalizing the curriculum. Routledge, 2015.

MARCELINO, J. M., LAUXEN, S. L. Internacionalização da educação superior e a construção da cidadania global: existem conexões possíveis? Série RIES/Pronex Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021.

MOROSINI, Marilia C.; USTÁRROZ, Elisa. Impactos da internacionalização da educação superior na docência universitária: construindo a cidadania global por meio do currículo globalizado e das competências interculturais. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 97, set./dez, 2016. pp. 35-46.

MOROSINI, Marilia C. Internacionalização do currículo: produção em organismos multilaterais. Revista Roteiro. V. 43, N. 1, jan. /abr. 2018.

SANTOS, Pricila K. dos; MOROSINI, Marilia C. Internacionalização e educação para a cidadania global: a visão de professores universitários. Revista Internacional da Educação Superior, V 5. Campinas, SP, 2019. pp. 7-17.

SKIRBEKK, Vegard; POTANČOKOVÁ, Michaela; STONAWSK, Marcin. Measurement of Global Citizenship Education. Paper commissioned by UNESCO for the global citizenship education programme. UNESCO, 2013.

UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília: UNESCO, 2015.

UNESCO. Educação para a cidadania global: tópicos e objetivos de aprendizagem. Brasília: UNESCO, 2016.

Downloads

Publicado

30-05-2023

Como Citar

Marcelino, J. M., & Lauxen, S. de L. (2023). Conexões entre a internacionalização do currículo e a educação para a cidadania global. Eventos Pedagógicos, 14(1), 144-155. https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10766