Conexões entre a internacionalização do currículo e a educação para a cidadania global
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10766Palavras-chave:
Internacionalização do currículo, Educação para cidadania global, Cidadão globalResumo
Este artigo procura traçar um paralelo entre a Internacionalização do Currículo (IoC) e a Educação para a Cidadania Global (ECG) no que se refere a formação de cidadãos capacitados para atuar em um mundo globalizado e de contribuir para a construção de uma sociedade mais harmoniosa e justa. É uma pesquisa de caráter qualitativo a partir da revisão de literatura acerca da internacionalização do currículo e da educação para cidadania global. Os resultados apontam que a IoC, e a ECG unidas contribuem para a constituição de uma sociedade que possa valorizar a diversidade e a equidade com o propósito de construir uma coletividade mais justa, pacífica e inclusiva.
Downloads
Referências
CASSOL, Carla Camargo. Proposta de internacionalização do currículo. In: MOROSINI, Marília (Org.) Guia para a internacionalização universitária. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019.
CLIFFORD, Valerie. Exploring internationalization of the curriculum through the lens of global citizenship. In: Luna, José Marcelo F. (Org.) Internacionalização do currículo: educação-interculturalidade-cidadania global. Campinas: Pontes Editores, 2016.
DE WIT, Hans; LEASK, Betty. Internationalization, the curriculum, and the disciplines. International Higher Education. Número 83: Edição especial, 2015.
GACEL-ÁVILA, Jocelyne. The internationalisation of higher education: a paradigm for global citizenry. Journal of Studies in International Education, Vol. 9 No. 2, Summer, 2005. pp. 121-136.
LEASK, Betty. Using Formal and Informal Curricula to Improve Interactions Between Home and International Students. Journal of Studies in International Education. Vol 13, Issue 2, 2009.
LEASK, Betty. Internationalizing the curriculum. Routledge, 2015.
MARCELINO, J. M., LAUXEN, S. L. Internacionalização da educação superior e a construção da cidadania global: existem conexões possíveis? Série RIES/Pronex Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021.
MOROSINI, Marilia C.; USTÁRROZ, Elisa. Impactos da internacionalização da educação superior na docência universitária: construindo a cidadania global por meio do currículo globalizado e das competências interculturais. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 97, set./dez, 2016. pp. 35-46.
MOROSINI, Marilia C. Internacionalização do currículo: produção em organismos multilaterais. Revista Roteiro. V. 43, N. 1, jan. /abr. 2018.
SANTOS, Pricila K. dos; MOROSINI, Marilia C. Internacionalização e educação para a cidadania global: a visão de professores universitários. Revista Internacional da Educação Superior, V 5. Campinas, SP, 2019. pp. 7-17.
SKIRBEKK, Vegard; POTANČOKOVÁ, Michaela; STONAWSK, Marcin. Measurement of Global Citizenship Education. Paper commissioned by UNESCO for the global citizenship education programme. UNESCO, 2013.
UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília: UNESCO, 2015.
UNESCO. Educação para a cidadania global: tópicos e objetivos de aprendizagem. Brasília: UNESCO, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.