O CONTEXTO FORMATIVO DA BIBLIOTECA PÚBLICA ESCOLAR PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

entre debates e possibilidades pedagógicas

Autores

  • Janice da Silva Pacheco Rede de Educação Básica da Prefeitura de Porto Alegre
  • Sebastião Rodrigues-Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.11593

Palavras-chave:

Biblioteca, Relações étnico-raciais, Ensino, Análise de conteúdo

Resumo

Nesta investigação, apropriamo-nos de uma discussão mais ampla sobre a relevância da biblioteca pública escolar para o ensino das relações étnico-raciais. Nesse sentido, o objetivo geral volta-se a compreender o contexto/ambiente formativo da biblioteca escolar para o ensino das relações étnico-raciais em função da pertinência do papel social do bibliotecário para promoção de um ensino das relações étnico-raciais na formação de cidadãos críticos e reflexivos. Assumimos a abordagem de pesquisa qualitativa, exploratória e de cunho bibliográfico, realizada na base de dados da Scielo e do Portal de Periódicos CAPES/MEC. Os resultados foram tratados à luz dos pressupostos da Análise de Conteúdo e apontam para a importância da biblioteca escolar como espaço formativo e a constituição de um currículo para as relações étnico-raciais, bem como conflui para o papel social do bibliotecário e a biblioteca escolar na promoção de um ensino das relações étnico-raciais, diante de uma luta antirracista na formação de cidadãos críticos e reflexivos em sociedade.

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Biografia do Autor

  • Janice da Silva Pacheco, Rede de Educação Básica da Prefeitura de Porto Alegre

    Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA campus Jaguarão/RS). Licenciada em Filosofia (IPA) e Pedagogia (UNIPAMPA). Professora da Educação Básica na Prefeitura de Porto Alegre.

  • Sebastião Rodrigues-Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

    Doutor em Educação em Ciências. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e do Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Pará (PPGDOC/UFPA).

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Publicado

31-07-2024

Como Citar

Pacheco, J. da S., & Rodrigues-Moura, S. (2024). O CONTEXTO FORMATIVO DA BIBLIOTECA PÚBLICA ESCOLAR PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: entre debates e possibilidades pedagógicas. Eventos Pedagógicos, 15(2), 552-567. https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.11593