INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ações lúdicas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v16i1.13939Palavras-chave:
Educação, Jogos e brincadeiras, Inclusão, Transtorno do Espectro AutistaResumo
O artigo aborda a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista na educação infantil, focando no uso de jogos e brincadeiras. O estudo qualitativo, foi realizado por meio de entrevistas com professoras de uma Escola Municipal de Educação Infantil no município de Sinop-MT, no primeiro semestre do ano de 2024. A pesquisa, fundamentada em autores como Jean Piaget e Lev Vygotsky, mostrou que atividades lúdicas podem ser adaptadas, mas exigem esforços significativos considerando dificuldades que incluem a falta de formação contínua para professores e a escassa participação das famílias. Conclui-se que um ambiente inclusivo depende de apoio institucional e capacitação contínua.
Downloads
Referências
ARANHA, M. S. F. Educação especial: história e políticas públicas. São Paulo: Moderna, 2001.
ATTWOOD, Tony. O autismo e a síndrome de Asperger: guia prático para pais e profissionais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007
CHICON, José Francisco. A brincadeira da criança com autismo: apontamentos para as práticas educativas e inclusão. São Paulo: Editora Encontrografia, 2023.
CUNHA, E. Autismo e inclusão: psicopedagogia práticas educativas na escola e na família. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora Wak, 2014.
CUNHA, G. Brincar e incluir: a ludicidade como recurso na educação de crianças com necessidades especiais. Campinas: Autores Associados, 2012.
KHISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 2010.
MANTOAN, Maria Teresa. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
PIAGET, Jean. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1971.
SOUZA, Mayara dos Santos de. Autista e alfabetização. Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 317–326, 2020. DOI: 10.30681/reps.v11i2.10300. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10300. Acesso em: 9 mar. 2025.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.
