INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NO ESPAÇO FORMATIVO DAS FEIRAS DE MATEMÁTICA

Autores

  • Márcio Urel Rodrigues Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)
  • Paulo Marcos Ferreira Andrade Secretaria de Educação e Cultura - Barra do Bugres/MT
  • Acelmo de Jesus Brito Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)
  • Maria Elizabete Rambo Kochhann Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.11625

Palavras-chave:

Feira de Matemática, Espaço formativo, Alunos especiais, Inclusão

Resumo

No presente artigo objetivamos evidenciar as feiras de matemática como espaço formativo e inclusivo, que articula práticas de ensino de matemática para/com alunos com necessidades educativas especiais. Para isso, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa na perspectiva documental, pois analisamos os 14 trabalhos da categoria Educação Especial apresentados durante a feira de matemática de Barra do Bugres – II FEMABB realizada em 2022 na busca de compreender sua perspectiva inclusiva para o ensino de matemática. Como resultados constatamos que as feiras de matemática como um terceiro espaço formativo promove o desenvolvimento de práticas de inclusão para garantir uma educação de qualidade a todos os alunos com necessidades educativas especiais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Márcio Urel Rodrigues, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

    Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista – UNESP – Rio Claro/SP, Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Campus de Barra do Bugres/MT, Brasil. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT.

  • Paulo Marcos Ferreira Andrade, Secretaria de Educação e Cultura - Barra do Bugres/MT

    Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Barra do Bugres/MT. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME. Coordenador do Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Barra do Bugres/MT.

  • Acelmo de Jesus Brito, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

    Doutorando em Educação para Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Goiás/IFG. Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT Campus de Barra do Bugres/MT. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME.

  • Maria Elizabete Rambo Kochhann, Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA)

    Doutora em Educação para as Ciências – Unesp/Bauru/SP. Professora da Universidade Federal de Integração Latino-Americana – UNILA. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT.

Referências

APA. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5. ed. Tradução de Maria Inês Corrêa Nascimento. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. 229 p.

BRASIL. Decreto nº 6949/2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e seu Protocolo Facultativo. 2009. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em 10 nov 2024.

CARMO, João dos Santos. Aprendizagem de conceitos matemáticos em pessoas com deficiência intelectual. Revista de Deficiência Intelectual, v. 3, p. 43-48, 2012.

FONSECA, Vitor. Novos desafios da educação inclusiva para uma sociedade em mudança. In: VI Seminário Capixaba de Educação Inclusiva. Anais... CD-Rom Educação Inclusiva. Vitória: MEC/FNDE/SEESP, set. 2002.

HOELLER, Stephan A. O. et al. (org.). Feiras de Matemática: percursos, reflexões e compromisso social. Blumenau, SC: IFC, 2015. 163 p.

MANRIQUE, Ana Lucia.; FERREIRA, Guilherme Lazarini. Mediadores e mediação: Inclusão em aulas de matemática. Revista Contrapontos. São Paulo, v.10, n. 1, p. 7-13, 2010.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Resolvendo problemas com alunos com transtornos globais do desenvolvimento: desafios e conquistas. Educação Matemática em Revista, v. 1, n. 15, p. 38-48, 2014.

OLIVEIRA, Fátima Peres Zago de; PIEHOWIAK, Ruy; ZANDAVALLI, Carla. Gestão das Feiras de Matemática: em Movimento e em Rede. In: HOELLER, S. A. O. et al. (org.). Feiras de Matemática: percursos, reflexões e compromisso social. Blumenau, SC: IFC, 2015.

RODRIGUES, Márcio Urel; SANTOS, Sandra Moreno de Assis. Feira de Matemática como Terceiro Espaço Formativo de Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais. ALEXANDRIA: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 405-428, novembro2023. DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e92193.

RODRIGUES, Márcio. Urel. (org.). Análise de conteúdo em pesquisas qualitativas na área da educação matemática. Curitiba: CRV, 2019.

STRATFORD, Brian. Crescendo com a Síndrome de Down. Brasília: CORDE, 1997.

WERNECK, Claudia. Muito prazer, eu existo: um livro sobre pessoas com síndrome de Down. 2. ed. Rio de Janeiro: WVA, 1993.

ZEICHNER, Kenneth K. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação, Santa Maria, RS, v. 35, n. 3, p. 479-504, 2010.

ZERMIANI, Vilmar José. Avaliação dos Projetos de Extensão Desenvolvidos pelo Laboratório de Matemática da FURB Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC, 2002.

ZERMIANI, Vilmar José. Histórico das Feiras Catarinenses de Matemática. Revista Catarinense de Educação Matemática, SBEM/SC, ano I, n. 1, p. 3-9, 1996.

Downloads

Publicado

23-12-2024

Como Citar

Rodrigues, M. U., Andrade, P. M. F., Brito, A. de J., & Kochhann, M. E. R. (2024). INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NO ESPAÇO FORMATIVO DAS FEIRAS DE MATEMÁTICA. Eventos Pedagógicos, 15(3), 1142-1162. https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.11625