PARA “SER COMO UM RIO”

notas sobre a literatura indígena como espaço de alteridade epistemológica

Autores

  • Marcelo Cizaurre Guirau Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Priscila Hanako Ishy de Magalhaes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.11880

Palavras-chave:

Literatura e educação, Literatura indígena, Alteridade epistemológica, Justiça cognitiva, Cosmovisões

Resumo

Partindo das ideias de SANTOS (2006; 2019) e de textos da literatura indígena brasileira, discutimos neste artigo a importância da leitura na escola de textos que incorporem diferentes cosmovisões para o combate ao déficit de justiça cognitiva (SANTOS, 2006, passim) que marca a nossa formação. A partir do contato com as cosmovisões impressas em textos de autores indígenas podem surgir, na escola, novas perspectivas sobre temas em que a distância entre mundos se mostra mais extrema, como, por exemplo, o da relação do homem com a natureza. É na perspectiva dessa ampliação de visão de mundo por meio do contato com a cultura dos povos indígenas que o artigo desenvolverá reflexões sobre o potencial da literatura como espaço de alteridade epistemológica.

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Biografia do Autor

  • Marcelo Cizaurre Guirau, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

    Doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (USP, 2014), Professor Efetivo do Campus São Paulo-Pirituba do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), integrante do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Tecnologia e Cultura – LINTEC (IFSP). 

  • Priscila Hanako Ishy de Magalhaes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

    Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2018), Professora Efetiva do Campus São Paulo-Pirituba do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), integrante do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Tecnologia e Cultura – LINTEC (IFSP). 

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Publicado

31-07-2024

Como Citar

Guirau, M. C., & Magalhaes, P. H. I. de. (2024). PARA “SER COMO UM RIO”: notas sobre a literatura indígena como espaço de alteridade epistemológica. Eventos Pedagógicos, 15(2), 686-699. https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.11880