UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA, UMA SALA DE AULA E UMA (OUTRA) AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Instrumentos avaliativos, Modelo dos campos semânticos, Covid-19

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar a dinâmica de uma sala de aula de matemática, quando um processo de avaliação como prática de investigação é implementado. As principais referências são o Modelo dos Campos Semânticos (MCS) e pesquisas de Avaliação como Prática de Investigação. A produção de dados foi realizada a partir de gravações em áudio e vídeo de interações em grupos de WhatsApp e do caderno de campo da professora-pesquisadora. As principais considerações são de que os instrumentos implementados ofereceram possibilidades para professora ler seus alunos e, com isso, intervir em seus processos de produção de significados. Os alunos explicitaram sentimentos como medo, ansiedade e insegurança a respeito de avaliações que acontecem em sala de aula.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patrícia Saynara Paschoal Santana, Secretaria de Estado da Educação de Mato Grosso (SEDUC - MT)

    Mestre em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (UFMT-Sinop, 2023), Professora da Educação Básica de Sinop, integrante do Grupo de Pesquisa Formação, Avaliação e Educação Matemática (FAEM-UFMS). Sinop, Mato Grosso, Brasil.

  • João Ricardo Viola dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Doutor em Educação Matemática (UNESP-RC, 2012), Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (UFMT, Sinop), líder do Grupo de Pesquisa Formação, Avaliação e Educação Matemática (FAEM-UFMS). Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Referências

BARLOW, M. Avaliação escolar: mitos e realidades. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BURIASCO, R. L. C. de. Algumas considerações sobre avaliação educacional. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n.22, p.155-177, jul/dez. 2000. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2221/2179. Acesso em: 20 jan. 2023.

BURIASCO, R. L. C.; FERREIRA, P. E. A.; CIANI, A. B. Avaliação como prática de investigação (alguns apontamentos). Bolema, Rio Claro, v. 22, n. 33, p. 69-96, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/2959. Acesso em: 20 jan. 2023.

DALBEN, A. I. L. F. Roda de Conversa: uma estratégia didática na sala de aula e na formação continuada de educadores em escala. In: Veiga, I. P. A. (Org.). Metodologia participativa e as técnicas de ensino-aprendizagem. Curitiba: CRV, p. 197-168, 2017.

ESTEBAN, M. T. A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n.19, p.129-137, abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/LzrRLxY6MqFdv5cs8JqRK8z/. Acesso em: 20 jan. 2023.

FERREIRA, P. E. A.; BURIASCO, R. C. Análise da Produção Escrita em Matemática - um recurso à Avaliação como Prática de Investigação. Revista de Educação Matemática, v. 19, p. e022033, 2022. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/54. Acesso em: 20 jan. 2023.

FORSTER, C. A utilização da prova-escrita-com-cola como recurso à aprendizagem. 2015. 123f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015. Disponível em: https://pos.uel.br/pecem/teses-dissertacoes/a-utilizacao-da-prova-escrita-com-cola-como-recurso-a-aprendizagem/. Acesso em: 20 jan. 2023.

GARNICA, A. V. M. História Oral e educação Matemática. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.

LINS, R. C. Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: BICUDO. M. A. V. (org). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções & Perspectivas. Rio Claro: Ed. UNESP, p. 75-94, 1999.

LINS, R. C. O Modelo dos Campos Semânticos: estabelecimentos e notas de teorizações. In: ANGELO, C. L. et al. Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática: 20 anos de história. 1ed. São Paulo: Midiograf, p. 11- 30, 2012.

PIRES, MAGNA NATALIA MARIN; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Professores dos anos iniciais, a prova em fases e a possibilidade de aprender. ZETETIKÉ, v. 25, p. 474-495, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648524/17459 . Acesso em: 20 jan. 2023.

VIOLA dos SANTOS, J. R.; BURIASCO, R. L. C. de; CIANI, A. B. A Avaliação como Prática de Investigação e Análise da Produção Escrita em Matemática. Revista de Educação (PUCCAMP), v. 25, p. 35 – 45, 2008. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/106. Acesso em: 20 jan. 2023.

VIOLA DOS SANTOS, J. R. O que alunos da escola básica mostram saber por meio de sua produção escrita em matemática. 2007. 108f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007. Disponível em: https://pos.uel.br/pecem/teses-dissertacoes/o-que-alunos-da-escola-basica-mostram-saber-por-meio-de-sua-producao-escrita-em-matematica/. Acesso em: 20 jan. 2023.

SANTANA, P. S. P. Uma professora de matemática, uma sala de aula e uma (outra) avaliação como prática de investigação. 2023. 97f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso – Sinop, 2023. Disponível em: https://www.ufmt.br/curso/ppgecm/pagina/ano-2023/12107. Acesso em: 20 jan. 2023.

SANTOS, E.R. Estudo da produção escrita de estudantes do ensino médio em questões discursivas não rotineiras de matemática. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2008. Disponível em: https://pos.uel.br/pecem/teses-dissertacoes/estudo-da-producao-escrita-de-estudantes-do-ensino-medio-em-questoes-discursivas-nao-rotineiras-de-matematica/. Acesso em: 20 jan. 2023.

Downloads

Publicado

26-05-2024

Como Citar

UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA, UMA SALA DE AULA E UMA (OUTRA) AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO. (2024). Eventos Pedagógicos, 15(1), 142-163. https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11939

Artigos Semelhantes

1-10 de 1083

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.