UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA, UMA SALA DE AULA E UMA (OUTRA) AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Instrumentos avaliativos, Modelo dos campos semânticos, Covid-19

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar a dinâmica de uma sala de aula de matemática, quando um processo de avaliação como prática de investigação é implementado. As principais referências são o Modelo dos Campos Semânticos (MCS) e pesquisas de Avaliação como Prática de Investigação. A produção de dados foi realizada a partir de gravações em áudio e vídeo de interações em grupos de WhatsApp e do caderno de campo da professora-pesquisadora. As principais considerações são de que os instrumentos implementados ofereceram possibilidades para professora ler seus alunos e, com isso, intervir em seus processos de produção de significados. Os alunos explicitaram sentimentos como medo, ansiedade e insegurança a respeito de avaliações que acontecem em sala de aula.

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Biografia do Autor

  • Patrícia Saynara Paschoal Santana, Secretaria de Estado da Educação de Mato Grosso (SEDUC - MT)

    Mestre em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (UFMT-Sinop, 2023), Professora da Educação Básica de Sinop, integrante do Grupo de Pesquisa Formação, Avaliação e Educação Matemática (FAEM-UFMS). Sinop, Mato Grosso, Brasil.

  • João Ricardo Viola dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Doutor em Educação Matemática (UNESP-RC, 2012), Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (UFMT, Sinop), líder do Grupo de Pesquisa Formação, Avaliação e Educação Matemática (FAEM-UFMS). Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

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Publicado

26-05-2024

Como Citar

UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA, UMA SALA DE AULA E UMA (OUTRA) AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO. (2024). Eventos Pedagógicos, 15(1), 142-163. https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11939

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