A CRIAÇÃO DE COMUNIDADES PEDAGÓGICAS COMO PRÁTICA ANTIRRACISTA

educação para além do capital e um método de contrainternalização

Autores

  • Henrico dos Santos Iturriet Centro Universitário Internacional UNINTER

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.11968

Palavras-chave:

Educação libertária, Antirracismo, Consciência e contra-consciência

Resumo

Devido a necessidade de alternativas ao capitalismo e ao racismo à brasileira na área da educação, o trabalho a seguir propõe fazer um levantamento bibliográfico calcado nos conceitos freireanos de educação libertária, ao passo que procura analisá-los em concomitância com a orientação lógica do capitalismo contemporâneo, além de discutir sua composição na questão da consciência. Para tanto, objetivou-se uma adequação teórica que contemplasse as classes negras e latino-americanas brasileiras em seu escopo de análise, ao passo que orientou-se por caminhos estruturados na metodologia materialista histórica dialética marxiana, em união as filosofias da libertação do Sul Global. Graças a isso, possibilitou-se uma noção de contra-consciência no conceito de contrainternalização de Mészáros que propõe a materialidade do modelo ideal de comunidades pedagógicas requeridas para a composição do trabalho de instrumentalização para a criação de comunidades pedagógicas antirracistas brasileiras.

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Biografia do Autor

  • Henrico dos Santos Iturriet, Centro Universitário Internacional UNINTER

    Bacharelando em Sociologia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) e licenciando em Química na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bagé, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

31-07-2024

Como Citar

Iturriet, H. dos S. (2024). A CRIAÇÃO DE COMUNIDADES PEDAGÓGICAS COMO PRÁTICA ANTIRRACISTA: educação para além do capital e um método de contrainternalização. Eventos Pedagógicos, 15(2), 519-534. https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.11968