O LUGAR DA MULHER NEGRA NA ACADEMIA, INTERSECCIONALIDADES E (RE)EXISTÊNCIAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Cinthia Raquel de Souza Universidade Federal do Paraná (UFPR) - PPGECM/Doutoranda
  • Elenilton Vieira Godoy Universidade Federal do Paraná (UFPR) - DMAT/PPGECM/PPGE

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12034

Palavras-chave:

Ensino de ciências e matemática, Mulheres negras, Ciências exatas, Interseccionalidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo mapear, junto ao Catálogo de Teses e Dissertações (CTD) da CAPES, pesquisas das áreas de Educação e Ensino de Ciências e Matemática, que tratam da inserção de mulheres negras como docentes do Magistério Superior nas Ciências Exatas. Como dispositivo analítico procuramos movimentar através da interseccionalidade como teoria social-crítica elementos presentes nos resumos das dissertações e teses que tratem de maneira interseccional das questões de raça, gênero e classe social, na inserção de mulheres negras no ambiente acadêmico.

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Biografia do Autor

  • Cinthia Raquel de Souza, Universidade Federal do Paraná (UFPR) - PPGECM/Doutoranda

    Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Paraná (2007), mestrado em Química pela Universidade Federal do Paraná (2010), mestrado em Educação em Ciências e em Matemática (2018) pela Universidade Federal do Paraná, e doutoranda em Educação em Ciências e em Matemática pela UFPR. Tem interesse em Feminismos Negros, Currículo e Estudos de Raça, Classe e Gênero.

  • Elenilton Vieira Godoy, Universidade Federal do Paraná (UFPR) - DMAT/PPGECM/PPGE

    Bacharel em Matemática pela PUC-SP e licenciado em Matemática pelo Centro Universitário Sant'Anna. Mestre em Educação Matemática pela PUC-SP e doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Pós-Doutor em Educação pela FEUSP. Professor adjunto do departamento de Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Representante na Rede de Pós-Graduação em Educação da América Latina (REDPEL). 

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Publicado

31-07-2024

Como Citar

Souza, C. R. de, & Godoy, E. V. (2024). O LUGAR DA MULHER NEGRA NA ACADEMIA, INTERSECCIONALIDADES E (RE)EXISTÊNCIAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Eventos Pedagógicos, 15(2), 446-461. https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12034